ANALISE DE INVETIMENTOS EXECICIOS CAPITULO 1

891 palavras 4 páginas
EXERCÍCIO DO LIVRO ANALISE DE INVESTIMENTOS.

CAPITULO 1.

1 - O que é um investimento?

Para economia é utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

No conceito do autor é qualquer ato ou ação que implique em renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro.

2 - Explique qual a importância dos investimentos para as organizações.

O investimento é importante em dois aspectos essenciais para a organização:

a) para sua expansão: as organizações têm por objetivo gerar mais retorno ao seu investidor e para isso é preciso expandir seu mercado consumidor pelo crescimento da empresa. Desta maneira, para alcançar esse objetivo, faz-se necessário investimentos.

b) para reposição de capital: mesmo não havendo uma política de remuneração, via crescimento ou expansão, a empresa precisa repor, via investimento, o desgaste de seu maquinário e instalações. Estará fadada à falência se não fizer esse tipo de investimento, pois seu produto ficará mais caro e com menor qualidade que do concorrente, devido à obsolência de suas máquinas.

3 - Explique o papel do administrador e as suas três principais considerações na análise de investimento.

O administrador deve sempre escolher as melhores opções de investimento pautado na racionalidade, levando em conta três aspectos:

Econômico: leva em consideração a maior rentabilidade com o menor risco.

Financeiro: tem como base os recursos disponíveis pela empresa ou os financiamentos a que tem acesso. Não faz sentido querer investir sem ter dinheiro ou credito para tal.

Ambiente empresarial: nesse aspecto, o administrador leva em consideração o contexto político, social, cultural e de meio ambiente que afetam o investimento e são muito difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressos em valores monetários.

4 - Explique a relação entre análise de investimento e estratégia da organização.

R: O administrador, quer seja um diretor quer seja o

Relacionados

  • Decreto lei 25
    6897 palavras | 28 páginas