analise de infestimento

473 palavras 2 páginas
12
2. FLUXO DE CAIXA
Fluxo de caixa é um procedimento utilizado para realização de controle de entradas e saídas financeiras de uma determinada empresa, pessoa, grupo, etc (Huhnem,
1996). É utilizado nas análises em que são levadas em conta entradas e saídas financeiras no decorrer de um período considerado. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções que estão sendo coordenadas, no caso da empresa, ou de todas as entradas e saídas financeiras no caso do investidor pessoal, tais como: pagamento, recebimentos, compra de matéria-prima, compras de materiais secundários e outros, por que é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje.
O fluxo de caixa é, normalmente, representado por um diagrama de flechas. As flechas para baixo representam as saídas financeiras e as flechas para cima representam as entradas financeiras (Marion, 1998), como mostra o exemplo a seguir:
Diagrama de Flechas do fluxo de caixa Fonte: Elaborado pelo autor
O fluxo de caixa é uma ferramenta muito utilizada para facilitar a visualização da movimentação financeira (Gonçalves, 1999). Também é utilizado para realizar a previsão de gastos ou verificar o valor de rentabilidade de investimentos. Para tanto, é necessário que se faça a equivalência do valor de entrada ou saída em determinado período para o valor respectivo na data a se comparar (normalmente a data zero ou data presente) para que, desta forma, possa ser comparado um valor ao outro.
Isso significa que não podemos comparar valores em datas diferentes, e sim, trazer ou levar os valores a serem comparados para a mesma data (Huhnem, 1996).
Para fazer esta equivalência (Casarotto Filho, 1998) é necessário que se tenha a taxa do período nos quais os valores estão submetidos. Essa taxa, quando
0 1 2 3 4 5 Tempo
$100
$50 $30 $10 $90 $25
13
utilizada para investimentos, deve representar um valor de retorno no qual o investidor já
tenha

Relacionados

  • Plano de negocio
    5611 palavras | 23 páginas
  • Marketing
    4076 palavras | 17 páginas