analise de genero

Páginas: 4 (898 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
 O trabalho tem por finalidade analisar o artigo: “Mãe! E a tia Lu? É menino ou menina?- corpo, imagem da educação com os respectivos textos: “ A dominação masculina” e “ O corpo educado,pedagogias da sexualidade” como forma de expandir a crítica que o autor faz em relação aos modelos heteronormativos e androcêntricos que são padrões em nossa sociedade. E destaca três pontosfundamentais, que fazem parte do processo de construção das diferenças que são: família, escola e a mídia.

O primeiro ponto é a família, pois é ela que nos dá um suporte para identificar o que são asdiferenças e nos ensina precocemente o que é ser menino e menina. E o que relata o autor a partir da experiência vivida no seu âmbito familiar, onde sua prima tinha uma filha com idade aproximadamente 4anos, não frequentava a escola, não tinha contatos com muitos vizinhos, tinha contato mais com familiares, por conseguinte a criança tinha a capacidade de diferenciar o que era menino e menina.Contudo a mãe passou a utilizar exemplos de familiares, para que menina definisse os gêneros, quando chegou a vez de definir a identidade de gênero da tia Lu, que ficou evidente que que a menina nãosabia diferenciar, pois a tia Lu não tinha características que correspondessem a uma menina. Como define Bourdieu (1999,p.26) que “ É através da divisão sexual dos usos legítimos do corpo que seestabelece o vínculo entre o falo e o logos” e fica muito evidente que nossa socialização é pautada nas diferenças entre meninos e meninas e não nas diversas possibilidades de identidades.
Osegundo ponto destacado pelo autor é a escola. Ele faz uma crítica a respeito de como o corpo é um fator fundamental para se aderir ideias as a respeito da questão das diferenças, principalmente emrelação ao papel social que tentará impor um sentido em relação a este corpo que é construído socialmente e através dele que se destaca a importância dos espaços pedagógicos, e que estes tem o papel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de genero
  • Análise de gêneros textuais
  • Análise gênero crônica
  • Análise crítica de gêneros
  • Análise do gênero reportagem
  • Analise do genero textual propaganda
  • Análise do gênero cinematográfico: slasher
  • ANALISE DO GENERO TEXTUAL CARTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!