ANALISE DE FOTOJORNALISMO

303 palavras 2 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS
COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO
WALDINEY FERREIRA

“Um olhar para o paisagismo predial do centro comercial de Santarém”

SANTARÉM
2014-08-27
WALDINEY FERREIRA

Um olhar para o paisagismo predial do centro comercial de Santarém

Não existe um numero exato de quantas pessoas passam diariamente no centro comercial de Santarém. Mas podemos afirmar que são centenas ou até milhares. É um local de maior movimentação, mas a grande questão e questionamentos: Por que as pessoas passam, visitam... e nem sempre tem a percepção visual de tudo o que está acontecendo. Antes da aula eu apenas passava e não observava os prédios, as paisagens entre outros atrativos que 99 por cento de quem anda pelo local também não faz.
Se bem for observado, os próprios moradores também não fazem nenhuma analise das residências antigas. Existem imóveis construídos antes mesmo das modernidades de hoje, no período em que o Brasil era colônia de Portugal. Mas aqui alguns pontos devem ser destacados: os acabamentos, os enfeites nos telhados das casas, a união do espaço. Enfim... Uma arquitetura antiga, porem moderna, ainda que para os tempos atuais.
Falando do que chamou-me a atenção e de forma negativa para quem observa o paisagismo do centro comercial de Santarém, destaca-se a poluição visual.
Fios de eletricidade exposto, luminárias quebradas, fachadas inadequadas das lojas e a falta de manutenção de prédios antigos seja este também um fator que não desperta a curiosidade das pessoas em observarem as belezas quase escondidas.
Conclui-se que diante desse quadro paisagístico, a saída seria o tombamento de antigos prédios para o patrimônio do poder público municipal, que assim teria interesse e a responsabilidade de mantê-los reformados nas suas originalidades.

Relacionados