Analise de Conjutora

6687 palavras 27 páginas
Análise de Conjuntura

Adital
Texto de análise de conjuntura geral apresentado na 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece no Centro de Eventos padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP) de 30 de abril a 9 de maio de 2014.
Introdução
A realidade Brasileira se mostra complexa, plural e em movimento constante. Nela, diferentes aspectos conjunturais se evidenciam com nuanças próprias conforme as dinâmicas sociais e provocam movimentos nos diferentes atores sociais dentro de algumas características estruturais mais ou menos permanentes. Num país com dimensões continentais como o Brasil, com suas desigualdades sociais e regionais, isso faz com que mesmo questões conjunturais nacionais possam ter diferentes níveis de percepção da população.
Nos últimos 20 anos, o Brasil foi capaz de alguns avanços: superar a ditadura civil-militar, vencer a hiperinflação, distribuir moderadamente a renda e alcançou uma inédita presença no cenário mundial. Entretanto, carece de reformas estruturantes, indo além de programas sociais que, embora exitosos, geram dúvidas no longo prazo e pouco alteraram as seculares discrepâncias sociais.
Em 30 de abril de 1963, bispos brasileiros apontaram as linhas inadiáveis de transformações sociais, econômicas e políticas de que o Brasil precisava. 50 anos depois parece que tais aspectos continuam atuais e com desafios ainda maiores. A Comissão Central da CNBB analisava que "nossa ordem é, ainda, viciada pela pesada carga da tradição capitalista, que dominou o ocidente nos séculos passados. É uma ordem de coisas na qual o poder econômico, o dinheiro, ainda detém a última instância das decisões econômicas, políticas e sociais. Exigem-se profundas e sérias transformações”. E enumerava no documento aspectos sobre a questão rural, a reforma da empresa, a reforma tributária, a reforma administrativa, a reforma eleitoral e o problema educacional.
Nesta análise priorizamos quatro grandes questões ou temas nacionais, dois mais gerais e dois

Relacionados