Analise das demonstrações Contpabeis

2545 palavras 11 páginas
1.1 Descreva como se processa a interligação entre o mercado de bens e serviços e os fatores de produção numa economia capitalista.

Segundo Assaf Neto (2008, p25) visando à produção de bens e serviços demandados pela economia, os agentes produtivos (empresas) procuram no mercado de fatores de produção os vários recursos naturais, humanos e econômicos disponíveis. Em troca, oferecem como remuneração recursos monetários que assume, em função do fator demandado, a forma de aluguel (terra), salário (trabalho) e juros e lucros (capital).

1.2 Explique a função do mercado financeiro dentro de um sistema econômico.

Segundo Assaf Neto (2088, p26) o mercado financeiro tem por função o financiamento dos agentes produtivos. No entanto, para que haja esse financiamento é indispensável que a população não consuma integralmente sua renda, canalizando parte para o mercado financeiro sob a forma de poupança, poupança essa, que se direcionada ao setor produtivo (empresarial) da economia, promoverá investimentos e, consequentemente, o aumento da oferta de bens e serviços.

1.3 Quais as consequências da globalização da economia sobre a dinâmica das empresas?

Segundo Assaf Neto (2088, p28) Há uma forte redução das barreiras tarifarias e comerciais, ampliando os horizontes dos investimentos internacionais. Os agentes produtivos passam a atuar em um ambiente de negócios marcado por uma competitividade maior, exigindo estratégias empresariais mais avançadas e novas técnicas de gestão. O avanço da globalização incentiva ainda a criação de blocos econômicos regionais, como Naftae o Mercosul entre outros, onde são incentivados os resultados de livre comercio entre seus participantes.

1.4 Explique as principais características que distinguem uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada de uma sociedade anônima.

Segundo Assaf Neto (2088, p30, 31) Nas sociedades por cotas de responsabilidade limitada, o capital é representado por Cotas e distribuído aos sócios de

Relacionados