ANALISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE COLETA SELETIVA E COMPOSTAGEM EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE QUATIPURU - PA

1194 palavras 5 páginas
ANALISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE COLETA SELETIVA E COMPOSTAGEM EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE QUATIPURU - PA
1. Objetivo do Trabalho

Analisar a percepção ambiental em uma comunidade de uma escola pública do município de Quatipuru - PA sobre os processos de coleta seletiva e compostagem de resíduos.

2. Metodologia

A área de estudo deste trabalho esta situada no município de Quatipuru – PA, pertencente a Mesorregião Nordeste Paraense e à Microrregião Bragantina, onde ocorre uma extensa área de manguezal. O acesso à sede do município se dá através da PA-246. À distância, por estrada, até Belém, capital do Estado, corresponde cerca de 210 km. Sua população, estimada em 2010, era de 12.411 habitantes. Destes, 7.098 habitantes viviam na zona rural do município (IBGE, 2010).
Segundo Silva (2008), o Município abrange uma área total de 324,10 km2 (00°30’00” a 01°20’00” de latitude Sul e 47°15’00” a 47°35’00” de longitude Oeste de Greenwich, a uma altitude de 29 metros), com os seguintes limites geográficos: ao Norte - o Oceano Atlântico, a Leste - o Município de Tracuateua, ao Sul - o Município de Capanema e a Oeste com os Municípios de Primavera e São João de Pirabas (Figura 1).

Figura 1. Mapa de localização do Município de Quatipuru – PA.
Fonte: Adaptado de Silva (2008).
Para a implementação deste projeto, inicialmente, foi realizada uma pesquisa por meio de levantamento bibliográfico em literaturas relacionadas a coleta seletiva e resíduos sólidos e sobre informações referentes a região de estudo.
Para a coleta de dados foram realizadas visitas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Jehá Kayath (Figura 2) que está localizada no município de Quatipuru – Pa, onde foram aplicados questionários, a fim de mensurar o conhecimento sobre resíduos sólidos e compostagem dos integrantes da escola.

Figura 2. Faixada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Jehá Kayath.
Fonte: Dados gerados pela pesquisa (2013).
A

Relacionados