Analise da familia contempôranea

Páginas: 10 (2323 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 CONCEITUE OS TIPOS DE FAMILIAS E DESCREVA OS VÁRIOS ARRANJOS EXISTENTES EM NOSSA SOCIEDADE: 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho proponho apresentar alguns dos tipos defamílias que existem e alguns conceitos relacionados com as mesmas. A família é à base de qualquer sociedade, sendo assim é de extrema importância seus membros manterem a harmonia e a solidariedade, pois dentro de uma estrutura familiar se conserva o mais intenso valor, constituindo assim um conjunto que se encontra como um material disponível possibilitando a organização da pessoa na sociedade.Os membros de uma família têm muitos tipos de formações morais, é com a nossa família que aprendemos e desenvolvemos nossos muitos atributos, sentimentos, ela também proporciona a nossa evolução pessoal, é com a família que construímos a nossa moral, nosso caráter, a personalidade de cada um, a família é à base do indivíduo.
2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 CONCEITUE OS TIPOS DE FAMILIAS E DESCREVA OSVÁRIOS ARRANJOS EXISTENTES EM NOSSA SOCIEDADE:
O conceito do termo família é deriva do latino “famulus” que significa doméstico, servidores ou escravos.A família é uma instituição que desempenha papel importante na vida das pessoas e da sociedade, constituída por relações de amor, pode conter ou não crianças, seus membros podem ou não estar relacionados e viver ou não juntos.
           Há umcompromisso e vínculo entre os membros desta unidade, com funções de responsabilidade que consistem em proteção, nutrição e socialização de seus membros.
        A família para ser mais bem definida pode ser dividida em:
Família funcional :Família harmoniosa, onde todos os membros estudam ou trabalham, não possuem conflitos e crises na dinâmica familiar, tem boas condições demoradia com acesso a higiene pessoal e coletiva, possui bons ganhos econômicos e os doentes são devidamente atendidos.
Família moderadamente disfuncional : Família com harmonia abalada por divórcio ou doenças. Condições de moradia e higiene inadequadas. Possui membro desempregado ou que possui problemas com a justiça. Os recursos dessa família não são suficientes.
Família disfuncional: Famíliasem harmonia, com crises constantes entre pais e filhos, membros com comportamento anti-social, problemas com vícios, higiene coletiva muito precária e baixo recurso monetário.
No mundo e na cultura humana, existem diferentes tipos de famílias de acordo com a sociedade e sua cultura e nos últimos tempos a sua grande diversidade se tornou uma característica muito comum.
Abaixo osexemplos de famílias contemporâneas:

            Família Nuclear: Este modelo corresponde à maioria das famílias no Brasil, portanto é o tipo mais comum de família. Este grupo é formado pelo casal e filhos. A família nuclear pode ser dividida em subtipos se for levado em consideração à distribuição dos papéis sociais entre o casal.
Família nuclear tradicional:Quando cabe ao homem a tarefa de provera família e à mulher as tarefas domésticas não remuneradas, cabe ao homem desta família todo o poder de decisão sobre a mesma.
Família nuclear conjugal : Quando o casal divide as responsabilidades com as tarefas domésticas, decisões para com a família, criação dos filhos e na administração da casa.
            Família Monoparental : Este modelo corresponde à família constituída pelos filhos eapenas um dos genitores. A grande maioria deste tipo de família é liderada por mulheres e os membros da mesma geralmente passam por dificuldades, visto que no Brasil a remuneração do trabalho feminino é menor do que a dos homens. Muitas vezes são mulheres de classes sociais mais baixas sem acesso a recursos legais que obriguem o homem a dividir com ela a responsabilidade de criar os filhos.
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma ánalise da familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise de familia contemporanea
  • Uma análise da família contemporãnea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma análise da família contemporânea
  • Uma analise da familia contemporanea
  • Uma análise da familia contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!