analise da cadeia de valor de arroz

Páginas: 16 (3840 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
CAPITULO I
1. INTRODUÇÃO
O Estado moçambicano no âmbito da sua actividade financeira que tem como objectivo a satisfação das necessidades públicas colectivas necessita de recursos financeiros que ou seja, receitas públicas. Por sua vez, as receitas Públicas tem como fonte principal impostos não obstante a relevância das outras fontes que o estado se dispõem tal como as taxas. Em Moçambique,impostos incidem sobre o rendimento seja das pessoas singulares seja de pessoas colectivas. Moçambique, já experimentou dois modelos económicos: Socialista logo após a independência e o capitalismo, sendo que este último ainda se encontra em vigor até hoje. Cada um destes modelos tem seus pressupostos, objectivos e forma de intervenção do Estado na economia. O presente trabalho visa essencialmenteanalisar a implicação desses dois modelos nas receitas públicas tendo em conta que cada modelo, o Estado tem sua forma de intervenção na economia facto que pode influenciar significativamente na forma e no volume das receitas colectadas pelo mesmo interveniente de forma a satisfazer as necessidades públicas.
1.1. Objectivos do trabalho
1.1.1. Geral
Estudar a influência dos modelos económicos nareceita pública.
1.1.2. Específicos
Identificar os modelos económicos;
Descrever os modelos económicos (socialismo e capitalismo);
Estabelecer uma análise comparativa entre o socialismo e o capitalismo;
Descrever a influência de cada modelo económico na receita pública;


1.2. Justificativa
O tema em estudo surge no âmbito da cadeira de Contabilidade Púbica. Este, assume granderelevância na medida em que da à conhecer aos leitores sobre a influência dos modelos económicos no que diz respeito a receita pública, ou seja, ate que ponto as politicas governamentais podem influenciar para uma eficiente e eficaz arrecadação de receitas publicas. Entretanto, após a compreensão do referencial teórico deste trabalho facilmente poderá se perceber que realmente o sistema económico é umfactor determinante para a arrecadação da receita.
1.3. Estrutura do trabalho
O trabalho está estruturado em seis (5) capítulos nomeadamente:
Capítulo I- Introdução;
Capítulo II- Metodologia;
Capítulo III- Revisão bibliográfica;
Capítulo IV- Conclusão;
Capítulo V- Referências Bibliográficas.









CAPITULO II: METODOLOGIA
2. METODOLOGIA
Após a atribuição do tema ao grupo foramfeitas leituras e análises exaustivas de várias obras literárias que abordam os modelos económicos e sua influencia na receita publica, aliada a consulta de, monografias, fichas e de páginas electrónicas versando sobre o tema em epígrafe.
Feito o levantamento bibliográfico, seguiu-se a confrontação das abordagens dos diferentes autores e a selecção dos aspectos considerados fulcrais para se abordaro tema que veio a culminar com a digitalização das matérias seleccionadas para constarem do trabalho usando o Microsoft Office Word. O passo seguinte à digitalização das matérias foi a revisão gráfica e formatação do trabalho ou ensaio para os padrões necessários de modo que o mesmo tenha categoria científica de acordo com as regras aprendidas na disciplina de Técnicas de Pesquisa leccionadanesta instituição de ensino superior (ESNEC), todas essas actividades culminaram com a realização deste trabalho.











CAPÍTULO III- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1. O modelo econômico socialista
De acordo com Mosca (2005), O modelo econômico aplicado em Moçambique tinha as seguintes opções de política econômica:
O crescimento econômico seria realizado com base no sector estatal queseria dominante e determinante e no sector cooperativo com base na propriedade colectiva dos principais meios de produção (Frelimo, 1977).
O crescimento deveria assentar em elevados níveis de investimento com sacrifício do consumo privado, acrescido da modernização (capital intensivo) que elevaria a produtividade, cuja acumulação se centraria no Estado com o objectivo de financiar o investimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de cadeia de valor
  • ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR
  • Analise da cadeia de valor
  • Análise da cadeia de valor
  • Analise da Cadeia de Valor esse
  • ANÁLISE DE CADEIA DE VALOR DE UMA LANCHONETE
  • Analise da cadeia de valor
  • A análise da cadeia de valor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!