Analise critica do incêndio da boate Kiss

Páginas: 12 (2897 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Técnico em Segurança do Trabalho
Terceiro Semestre












AVALIAÇÃO TÉCNICA DO INCENDIO NA BOATE KISS







Jéssica da Silva
Hector Felipe da Silva
Aldelir José Inacio






Joinville
2014
INTRODUÇÃO


ANALISE DE RISCOS


PARECER TÉCNICO
De acordo com os bombeiros o estabelecimento tinha capacidade para691 pessoas, mas segundo o relato de testemunhas presentes no local a boate tinha pelo menos mil pessoas presentes no dia. Com o relato de Vanessa Vasconcelos que, participava das relações publicas da casa à dois anos afirma que era comum a impressão de mil comandas por festa, além dessas mil comandas eram guardadas cerca de duzentas ou quinhentas a mais para reserva. Conforme o engenheiroespecialista em gerenciamento de riscos e planejamento de emergências Moacyr Duarte através de um calculo, pode-se chegar a quantidade exata de pessoas que poderia estar caber no estabelecimento. Com estes dados pode-se afirmar que a boate estava muito acima do limite da capacidade permitida.
Os riscos e perigos encontrados no local do acidente foram a superlotação, reformas em nome da estética e nãovisando a segurança, o material utilizado para o tratamento acústico não era adequado, a falta de sensores de alarme de incêndio, falta de sinalização, como por exemplo, placas ou faixas de luzes indicando a saída, falta de saídas de emergência e irregularidade nos documentos necessários. A melhor maneira de se gerenciar esses perigos e riscos seria implantando um plano de emergência contraincêndio, saídas de emergência, sinalização de segurança contra incêndio e pânico, sistema de iluminação de emergência e programa de brigada de incêndio, ao implementar esses requisitos seria muito mais fácil de administrar os problemas. Por isso que ter conhecimento e controle dos riscos e perigos é de extrema importância, pois a boate estaria com o alvará e documentos de segurança atualizados, podendoassim evitar a tragédia ocorrida.
Com o alvará de funcionamento do local atualizado significa que todas as exigências contidas nas normas estariam regularizadas sendo a solução dos problemas.
Para a liberação do alvará deveria ser feita uma vistoria pelo corpo de bombeiros respeitando, pelo menos, os requisitos mínimos de segurança a seguir: Plano de emergência, Saídas de emergência,Sinalização de segurança contra incêndio e pânico, Registro de atividade de bombeiros, programa de brigada de incêndio, sistema de iluminação de emergência, sistemas de ar condicionado – sistemas centrais e unitários e acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A maneira como foi realizada a vistoria para liberação do alvará e inauguração da casa noturna foi incompleta, pois asquestões mínimas de segurança não foram atendidas encontrando-se varias irregularidades, tornando o alvará sem validade neste caso.
Quando fala-se em saídas de emergência a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define no artigo onze, que saídas de emergência são obrigatórias em edificações enquadradas na NBR (Norma Brasileira Regulamentadora) 9077:2001 – Saídas de emergência emedifícios. Como a boate Kiss se enquadra nesta norma, deveria ter, no mínimo, duas saídas de emergência, com largura mínima de três metros, para ocupações gerais.
Um plano de emergência tem por objetivo definir uma esturra organizada e estabelecer procedimentos adequados em caso de ocorrência de situações perigosas, visando proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio da empresa. As normas ABNT NBR15219 – Plano de emergência contra incêndio e NPT (Norma de Procedimento Técnico) 016 são as que tratam deste assunto. Ter um plano de emergência no caso da boate Kiss, poderia ter evitado a tragédia ocorrida, pois seria possível localizar as falhas na segurança e os riscos presentes no local, sendo muito mais fácil identificar, controlar e até mesmo eliminar os riscos que contribuíram para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do Incendio Boate Kiss
  • Incêndio na boate Kiss
  • Incendio boate kiss
  • O incendio na boate kiss
  • incendio na boate kiss
  • Boate Kiss
  • Boate Kiss
  • Boate Kiss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!