ANALISE CRITICA COM RELAÇÃO AO USO DE ESCÓRIANO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO

603 palavras 3 páginas
universidade federal da bahia candy santos acosta
2013

ANALISE CRITICA COM RELAÇÃO AO USO DE escóriano município de Santo AMARO.

salvador ba

ANALISE CRITICA COM RELAÇÃO AO USO DE escóriano município de Santo AMARO.
O município de Santo Amaro (antigamente chamado de Santo Amaro da Purificação), com 492,912 km2 e 57.900 habitantes (IBGE, 2010) enfrenta hoje uma grave contaminação por chumbo e cádmio, em nível endêmico, devido ao grande passivo ambiental deixado pela antiga metalúrgica Cobrac/Plumbum.
A Companhia Brasileira de Chumbo, localizada a noroeste da área urbana da cidade, a aproximadamente 300 metros do rio Subaé (MANZONI; MINAS, 2009), começou a operar no ano de 1960, quando a Cobrac, à época pertencente ao grupo multinacional Penarroya Oxide S.A., hoje Metaleurop S.A., começou a produzir lingontes de chumbo (ANJOS; SÁNCHEZ, 2011). Em 1989, a usina foi vendida à empresa Plumbum Mineração e Metalurgia Ltda., pertencente ao grupo brasileiro Trevo (ANJOS; SÁNCHEZ, 2001), que encerrou suas atividades em 1993.A produção das ligas de chumbo era feita usando o minério de chumbo lavrado e beneficiado no município de Boquira, no sudoeste do estado da Bahia (MANZONI; MINAS, 2009). Com a exaustão da mina, em Boquira, a Plumbum passou a importar o minério do Peru (MACHADO et al., 2004).Durante o seu funcionamento, foram produzidas aproximadamente 900 mil toneladas de concentrado de chumbo, gerando milhões de toneladas de resíduos e cerca de 500 mil toneladas de escória (MANZONI; MINAS, 2009), deixando uma lastimável quantidade de poluentes que foram disponibilizados de diversas maneiras. Todas elas representam uma exposição danosa à população e um risco para a saúde pública.
A instalação da metalurgia em uma área onde predominavam ventos de baixa velocidade e constantes inversões térmicas, prejudicando a dispersão e facilitando a deposição do particulado na área urbana, bem como a deposição inadequada da escória

Relacionados