Analise Comparativa Entre Mitose e Meiose

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
FASES DA MEIOSE

É a meiose que garante uma fase haploide no ciclo de vida da célula. A fase diploide é reestabelecida na fecundação.
No caso dos animais a meiose é gamética (final), ou seja,que ocorre para a formação de gametas.
Nesse processo, ocorrem duas divisões celulares, a meiose I, que é reducional (reduz à metade o número de cromossomos), e a meiose II, que é equacional (númerode cromossomos da célula se mantém).


Fases da meiose I

Prófase I
Subdivide-se em cinco fases:
Leptóteno: cromossomos já duplicados na interfase iniciam a condensação (tornam-se visíveisaos microscópio óptico, como fios longos e finos pontilhados por grânulos –cromômeros, onde o grau de condensação é maior)
Zigóteno: (zygon quer dizer união) onde há o emparelhamento dos cromossomoshomólogos duplicados, que se colocam lado a lado ao longo de todo o comprimento.
Paquíteno: (pachys que dizer espesso, grosso) onde os cromossomos estão mais condensados e completamenteemparelhados, assim, cada par de cromossomos homólogos forma uma tétrade (quatro cromátides). A união dos cromossomos na fase do zigótono possibilita que haja o crossing-over (permutação) que é responsável peladistinção de aparência dos indivíduos (maior variabilidade genética), onde as cromátides-homólogas sofrem ruptura na mesma altura e trocam pedaços.
Diplóteno: (diploos, quer dizer duplo) ocorre oinício do afastamento dos cromossomos homólogos, que agora aparecem nitidamente constituídos por duas cromátides. Com os cromossomos homólogos separados, pode-se perceber que suas cromátides se cruzamem determinados pontos, originando os quiasmas (cruzado, em formato de X, é a evidencia que de ocorreu o crossing-over). Cromátides-irmãs continuam presas.
Diacinese: há a terminalização dosquiasmas. Cromossomos homólogos continuam em movimento de separação, permanecendo unidos apenas pelos quiasmas. Devido à condensação, os cromossomos deixam de sintetizar RNA e o nucléolo desaparece....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meiose e Mitose
  • mitose e meiose
  • mitose e meiose
  • Mitose e meiose
  • meiose e mitose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e meiose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!