Analise Comparativa da atuacao do Assistente Social na decada de 80 e na Contemporaneadade

2270 palavras 10 páginas
Silvana Cristina dos Santos de Oliveira RA 9678477406
Elisângela da Costa Moreira RA 9676460745
Profª. Maria Geraldina Venâncio
Profa. Maria Clotilde Bastos
Profa. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
SERVIÇO SOCIAL – Quinta Noturno
ANÁLISE COMPARATIVA DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA DÉCADA DE 80 E NA CONTEMPORANEIDADE.
Trabalho do curso de Serviço Social das disciplinas de Fundamentação Histórica Teórica e Metodológica do Serviço Social e Formação Social e Econômica do Brasil.
ANÁLISE COMPARATIVA DA DIFERENÇA ENTRE OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DA DÉCADA DE 1980 E CONTEMPORÂNEA
A ASSISTÊNCIA SOCIAL NA DÉCADA DE 1980
A década de 1980 marcou o reencontro do serviço social consigo mesmo e um processo de ruptura com o conservadorismo através de uma orientação marxista que reconheceu a pluralidade teórico-metodológica, colocando como objetivo a democracia, a liberdade, justiça social e dignidade humana.
Demonstrando inconformismo pelo sistema político ditatorial, até então vigente, o povo partiu para movimentos de lutas que tomaram características de agitações populares, com greves e saques ao comércio, apregoando as necessidades de mudanças sociais, tais como melhorias econômicas, melhores condições de vida, de liberdade e da necessidade de um sistema democrático. Podemos exemplificar o movimento “diretas já”, no ano 1983, a favor de eleições diretas e democráticas, lançada pelo então senador Teotônio Vilela.
A sociedade civil passou a se organizar contra a tradição política autoritária, iniciando novos movimentos independentes na busca da transformação das relações capitalistas, da desigualdade social e na construção de um novo sistema político mais liberal.
Em relação ao capitalismo, a doutrinadora Maria Lúcia Martinelli assim se manifestou:
“A história do capitalismo é a história das classes sociais; estas constituem o elemento fundamental para se compreender tanto o capitalismo em si mesmo considerado quanto a marcha histórica da

Relacionados