ANALISE COLONIZA O MISCIGENA O E QUEST O RACIAL Raimundo Rodrigues

832 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA

ANALISE – COLONIZAÇÃO, MISCIGENAÇÃO E QUESTÃO RACIAL

Resenha apresentada à disciplina de Cultura Afro-Indígena-Brasileira dos cursos de Licenciatura de História / Geografia 1º semestre.
Professor: Diogo dos Santos Brauna

SÃO PAULO
MAIO/2014

ANALISE – COLONIZAÇÃO, MISCIGENAÇÃO E QUESTÃO RACIAL
Ronaldo Vainfas

Constata-se que o Brasil é um país possui uma grande variedade cultural, religiosa, culinária, racial entre outros. No decorrer dos anos diversos estudiosos têm avaliado as diversidades culturais aqui existentes, e as têm vinculado a determinadas etnias. A questão do surgimento do povo brasileiro, ou como se deu este processo, tem sido uma questão de indagações e constantes estudos para muitos estudiosos, diante destes aspectos Ronaldo Vainfas professor titular de História Moderna da Universidade Federal Fluminense, propõe em seu artigo, um levantamento partido do ponto de vista de algumas obras, sendo que neste trabalho não serão abordadas todas, mas ao menos uma parte, como forma de comparativo de ideologias. Porem, de antemão, nota-se uma grande disparidade de opiniões no que diz respeito ao contraste racial, sendo este contraste denominado de miscigenação.
Ronaldo Vainfas defende uma avaliação isenta de romantismo literário, pois segundo o autor a realidade apresenta-se de outra forma. Não muito distante verificou-se no Brasil a crueldade do colonialismo na exploração de escravos e nos combates com os índios. Segundo o autor é neste quadro (ainda que negativo) que se inicia uma grande mistura de raças originando-se assim o povo brasileiro.
O artigo de Vainfas aponta que segundo o biólogo e naturalista Martius para se compreender a formação do povo brasileira se faz necessário o estudo das três raças, sendo: os portugueses, os índios e os africanos. Porém, Martius procurou utilizar como base de estudo a avaliação dos cruzamentos de plantas ou animais, priorizando a contribuição portuguesa na

Relacionados