Analise ciclo vida humana

Páginas: 16 (3887 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014






UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Faculdade de Medicina






No ritmo dos procariontes: o passado e o futuro dos antibióticos









Caetano Araújo Torres Lima
Gabrielle Freitas Lemos
Juliana Ritondale Sodré de Castro
Marcelo Balbinot Lucca











"It is not the strongest of speciesthat survive, nor the most intelligent, but the ones most responsive to change."
Charles Darwin








Introdução

Infecções estão, hoje, entre as dez principais causas de morte no mundo(1), e a alta resistência bacteriana implica uma demanda crescente por antibióticos com novos mecanismos de ação. Poucos medicamentos provocaram um impactotão grande na medicina moderna quanto os antibióticos. Desde suas formas mais primitivas, aos avançados subtipos descobertos e desenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial, os antibióticos permitiram um tratamento rápido e eficiente para infecções bacterianas que, anteriormente, seriam fatais ou demandariam procedimentos cirúrgicos arriscados. A antibioticoterapia do século XXI, no entanto, sofresérias ameaças: o uso - e o mau uso - dos antiobióticos induz a uma pressão seletiva que resulta no desenvolvimento de populações de bactérias resistentes ao tratamento, entre elas, as superbactérias. Dessa forma, a ciência busca alternativas e soluções para que não voltemos à era "pré-antibiótica", pesquisando novas fontes e mecanismos de ação antibacteriana. A seguir, uma exposição do passado dosantibióticos e das perspectivas para seu futuro.





























Antibióticos

Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano(2).Existem diversas classificações para os antibióticos - levando em consideração sua origem (naturais, semi-sintéticos ou sintéticos), seu mecanismo de ação, sua composição química, entre outros. A classificação mais utilizada encontra-se resumida na tabela abaixo.




Tabela 1 - principais mecanismos de ação antibiótica (2)




Como visto na Tabela 1, os diversos tipos de antibióticospossuem mecanismos específicos de ação, atuando, em sua maioria, nas reações de síntese proteica, no metabolismo celular e em estruturas estratégicas do microorganismo, como a membrana bacteriana. Dessa forma, a atuação estratégica de tais compostos leva à morte do parasita ou inibe sua proliferação.







Passado

1) O tratamento de infecções antes dos antibióticos

Antes dodescobrimento dos microorganismos e de sua associação a doenças e agravamento de lesões, o tratamento de tais males se dava através do empirismo e de práticas primitivas: aplicavam-se procedimentos ritualísticos, drenagem de abcessos, sangrias e uso de ervas e substâncias medicinais primitivas, cujo conhecimento adquirira-se por "tentativa e erro" (conhecimento empírico).
Mesmo que o sistema imunológicohumano pudesse combater com sucesso muitas infecções, alguns microorganismos eram fortes demais e acabavam se proliferando e causando doenças, sobretudo em crianças. Por exemplo, antes dos antibióticos, 90% das crianças com meningite bacteriana morriam, sendo que muitas das que sobreviviam adquiriam graves sequelas, como surdez ou retardo mental, sem mencionar que inflamações no ouvido ou nagarganta, pneumonioas, tuberculoses, entre outras, eram consideradas sentenças de morte.(3)
Com a medicina técnica, descobrimentos como o da bactéria por Leeuwenhoek na década de 1670, após a invenção do microscópio, foram decisivos para o surgimento da antibioticoterapia. Somente no século XIX, no entanto, a possibilidade destes microorganismos serem prejudiciais ao corpo humano começou a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper do ciclo da vida humana
  • A prespectiva do ciclo da vida humana
  • Análise de Ciclo de Vida
  • analise do ciclo de vida
  • Analise do ciclo de vida do etanol
  • Análise do ciclo de vida
  • Analise do ciclo de vida CAM
  • ACV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!