Analise balanço grendenne

Páginas: 10 (2262 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
FUPAC- Fundação Presidente Antônio Carlos
Faculdade de Ciências Sociais, Letras e Saúde de Uberlândia

Curso de Ciências Contábeis

Analise das Demonstrações Financeiras da empresa Grendene.

Cayro Teodoro Borges1

Enia de Fátima Santana2

Fernanda de Souza Brediks3

Jhonatas Leandro4

Kamila Alves da Silva Roque5

Lívia Rodrigues dos Santos6

Maiane Oliveira Costa7

RenataFerreira 8

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise das demonstrações financeiras da empresa Grendene usando a interdisciplinaridade das disciplinas estudadas no 6º Período do visto a necessidade de colocação do futuro Contador no mercado de trabalho, cuja dinâmica, na atualidade, requer das organizações um controle interno gerencial cada vez mais acurado, bem como umcontrole externo que satisfaça às exigências fiscais e legais.

Para tal estudo foi tomado como base os três últimos balanços divulgados pela entidade, esclarecendo e exemplificando a metodologia utilizada para tal estudo.

Palavras-Chave: Análise Patrimônio, Origem, Recursos, Contabilidade, Informação.

Introdução

A contabilidade tem uma função de suma importância no processodecisório de uma empresa. Com os dados apresentados através dos registros contábeis podemos gerar informações que correspondem toda a vida da entidade em determinado período. As informações contábeis geradas são elaboradas através de relatórios e analisadas por administradores, gerentes e contadores para tomada de decisão. Os relatórios contábeis se diferenciam em aqueles em que são obrigatórios, ouseja, estão previstos por leis e aqueles que servirão para o auxilio ou complemento para tomada de decisões do corpo administrativo.

  A informação contábil pode ser útil a usuários internos como sendo, os próprios administradores e gerentes, como também aos usuários externos, sejam eles, investidores, fornecedores, governos, entre outros. Esses usuários necessitam de informações cada vezmais precisas e que avaliam não somente as características econômica e financeira da empresa, mas também a parte social e a capacidade de Produção de riqueza dessa entidade.

Com o mercado hoje bastante competitivo, qualquer detalhe pode ser o diferencial para conseguir sobressair à concorrência. As empresas independentes do seu porte, seja empresarial, rural, pública têm a necessidade derelatórios bem elaborados para auxiliar sua administração e diminuir os riscos de perda da entidade jurídica no negócio.

No setor público uma das análises a serem feitas é em relação a padrões analíticos (custo histórico, custo de serviços congêneres), onde a Administração poderá se orientar a cerca da necessidade de reestruturação e aperfeiçoamento de processos. Outro aspecto no qual érelevante a apuração dos custos é relativo ao controle social onde sua apuração e publicidade propicia aos usuários e auditores informações sobre a qualidade dos serviços prestados. Hoje pela inexistência de sistema de custos esse controle fica centrado somente em aspectos formais e legais dos atos de gestão.

O Empresário rural precisa buscar métodos para contornar as dificuldades eamenizar os impactos provocados por fatores como: clima, condições biológicas e sistema de competição econômica, dentre outros. Levando em consideração que no agronegócio o sistema de competição econômica é dado de forma em que é o mercado que dita os preços, a única forma de conseguir ganhar e permanecer no mercado de forma mais competitiva é através de um planejamento, acompanhamento e controle,analisando dentre outras questões, os custos de produção, onde o produtor verificará quais as alternativas possíveis para maximizar sua produção. E, sabendo que dentre as funções da contabilidade temos: apurar e controlar os custos, fica claro que esta é a melhor alternativa para tornar o Empresário rural mais competitivo.
A preocupação dos gestores e administradores em todas as esferas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de balanço
  • Análise de balanço
  • Analise de balanço
  • Análise de balanço
  • Analise de Balanços
  • Analise balanço
  • analises de balanços
  • Analise de balanços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!