analise as abordagens populacionais em relação ao pensamento de Thomas Malthus e o de Michel Foucault

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
Malthus era convicto de que a população mundial iria crescer em ritmo acelerado , e que esta população não teria alimentos suficientes para sua sustentação , algo que ele enfatiza a necessidadedo alimento para a existência do ser humano.
Que a paixão entre os sexos é necessário e irá permanecer em seu estado atual , que o instinto humano , não tem controle. Para o controle dessapopulação um dos métodos seria o casamento tardio (virgindade das mulheres até os 27 anos de idade), que sem politicas para o controle de natalidade, não tem como reduzir essa população; Malthus desacreditavaem qualquer avanços médicos anticoncepcionais ; Favorável a lei dos pobres a 1º Lei social da Inglaterra. Ressalta o desespero dos pobres diante da necessidade do alimento e de não poder ter acesso; eque só tende a piorar, pois a mão de obra cada mais inflada para a época irá fazer com que essa mão de obra fique barata e aumente esse desespero na população , mais pobre .Cria uma migração pelaprocura de terras férteis e de uma migração exclusiva para a procura de alimentos cita Malthus:
“A fome parece ser o ultimo e mais terrível recurso da natureza .A força da população é tão superior aforça da terra, de produzir subsistência ao homem , que a morte prematura deve de alguma forma, visitar a raça humana”.
Já para Michel Foucault gira muito entorno do direito da Vida e da Morte, noséculo XIII até XVIII – estava tudo relacionado com o direito de FAZER MORRER E DEIXAR VIVER do individuo na população; apartir do século XVIII até XIX -esse conceito muda para o termo FAZER VIVER DEIXARMORRER. Coloca em questão o que é esse direito, a vida e a morte são fenômenos naturais , que vão muito além do campo do poder politico, porém essa vida dos súditos só torna sentido, se em forma dedireito pelo efeito da vontade soberana ou seja o soberano é quem pode fazer viver , como pode fazer morrer. É isso que Foucault determina a vida de milhares esta ligada a decisões tomadas por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Michel Foucault e Thomas Kuhn
  • Poder no pensamento de michel foucault
  • O PODER: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT E DE PIERRE BOURDIEU.
  • Relações de poder no pensamento de Michel Foucault
  • Michel Foucault, Vigiar e Punir, Análise
  • CONTRIBUI ES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT PARA OS ESTUDOS QUEER
  • Análise Crítica do livro Vigiar e Punir
  • THOMAS MALTHUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!