Analise Arquitetura Verticalizada em São Paulo (com base no livro Maria Lucia Bressan)

744 palavras 3 páginas
“Arquitetura residencial verticalizada em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940”
Artigo apresentado em agosto/2007. Aprovado em abril/2008.
Maria Lúcia Bressan Pinheiro
O texto analisado, autoria de Maria Lucia Bressan Pinheiro, aborda o tema da arquitetura residencial verticalizada em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940. A partir de estudos realizados pela autora, podemos observar que houve um tempo de transformações em que se cria um novo conceito de edifícios residenciais, que tem por característica outras soluções de plantas e distribuição de áreas sociais, e busca uma funcionalidade para as fachadas.
O grupo direcionou o debate focando nas modificações arquitetônicas nas décadas em questão procurando entender os benefícios e as contradições consequentes da busca pela lucratividade do mercado empreendedor.
De acordo com as mudanças ocasionadas por esse novo modo de pensar a arquitetura, é possível perceber que o estilo Art Decó foi uma forte influencia no modo de projetar, trazendo por ora benefícios estéticos – sabemos que esse mesmo estilo é definido por linhas retas ou circulares estilizadas, por formas geometrizadas e segue um design abstrato. Havia agora, uma preocupação maior com o tratamento formal da fachada, como por exemplo, os materiais de acabamento, as diferentes volumetrias, o jogo de cheios e vazios, uma vez que, buscava-se garantir a venda dos apartamentos na cidade e investia-se na atratividade do edifício. Podemos comprovar esse fato, dando o exemplo da hierarquização das fachadas, onde as fachadas principais (as voltadas para as ruas, e onde se localizava o hall do edifício) tinham um tratamento privilegiado, se comparado as demais.
Em relação a esse assunto, podemos constatar que tal tratamento mantem a mesma intenção, que é a busca de olhares investidores mais pela estética do que pela própria funcionalidade do edifício.
Observando as características plásticas e formais das edificações é possível afirmar que o Art Decó dirige-se ao

Relacionados

  • Arquitetura Urbanismo Paisagismo WEB
    65342 palavras | 262 páginas
  • Recursos humanos
    47968 palavras | 192 páginas
  • CAP TULO de livro 2015 pol ticas p blicas ambientais
    202584 palavras | 811 páginas
  • 1 Agricultura De Precis O Resultados Novo Olhar
    285001 palavras | 1141 páginas