Analise adãoe eva

356 palavras 2 páginas
Adão e Eva
O conto gira em torno de um acontecimento do ano de f1700, no estado da Bahia onde dona D. Leonor a dona da casa anuncia para seus amigos sentados à mesa a respeito de um certo doce que seria servido. Querendo ele(Veloso) saber de que doce se tratava , todos já começaram a colocar em debate quem era mais curioso o homem ou a mulher, e por causa de qual dois foi perdido o “Paraiso”
Sr Veloso, o juiz de fora faz uma adaptação da qual começa a descrever de maneira hilária esta parte da escritura, onde o mesmo atribuía que a criação do mundo se deu mesmo foi pelo diabo, porém Deus ia consertando os erros de Satã; de forma que enquanto o mal criava as trevas, o bem criava as luzes .
Todos se espantaram a principio até mesmo o leitor, logo em seguida o conto toma forma descontraída transportando a imaginação do leitor para um cenário onde o diabo recebe nome de tinhoso e usa a serpente num cômico diálogo.
O autor usa entre o Satanás e a Cobra apelidos e maneira de tratamento que faz a narrativa (a principio séria) tornam-se engraçada.
Segundo Veloso, no sexto dia foi criado o homem e logo a mulher, ambos sem alma e com maus instintos, Deus mais uma vez trabalhou de forma positiva para neutralizar as investidas demoníacas deu ao casal alma nobre, sentimentos, além de um jardim de delicias. Com isso o tinhoso ficou com ódio principalmente por não poder entrar no Paraiso e mandou a serpente para tentar Adão e Eva, o que resultou em sua tentativa em vão, retornando assim para contar ao Diabo, por outro lado Deus que viu a o acontecimento pediu então a um anjo que descesse e os levassem ao céu como recompensa da obediência.
Diante do olhar de todos da sala a história encerrou-se, enquanto D. Leonor reclamava que o juiz de fora os havia enganado com aquela história , que era tudo mentira.
Veloso então disse que pode não ter acontecido, porém do contrario não estariam eles ali degustando o doce

Relacionados