Analisar aspectos relevantes que demonstravam instabilidade econômica, política e social no século passado, exigindo o redirecionamento e o aproveitamento do trabalho “produtivo” da mulher.

Páginas: 16 (3812 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Serviço Social




Formação Social, Econômica e Política do Brasil





Ana Claudia Bertochi Ferreira-RA 7567600475
Leticia Caroline da Silva- RA 7598623294
Raquel de Fátima Corrêa- RA 7718630753
Solange Cristina Freitas-RA 7567598872

Profa. Maria Clotilde Bastos



Bauru
2013
INTRODUÇÃO
Este Jornal Virtual tem como objetivo maior a reflexão decomo ações que ocorreram ainda no nascimento do nosso país refletiram no seu desenvolvimento e estão enraizados até os dias atuais.
O intuito de informar por meio de fotos e textos alguns fatos históricos da formação cultural e política do Brasil é o nosso desejo.
A estrutura do Jornal está de maneira crescente, ou seja, primeiramente dados sobre a mudança de Brasil colônia para sede daFamília Real, nas matérias seguintes fatos que marcaram o desenvolvimento do país, e na ultima matéria uma breve comparação entre o passado e o presente, trazendo assim uma rápida reflexão sobre a atualidade.
Boa leitura.















DEBRET- Múltiplos Traços e Cores em um Passado Negro e Vertical

É de ciência popular o passado de corrupção e injustiça social ao qual o Brasil(como País anfitrião), negros e nativos indígenas foi sujeitos. O que grande parte das pessoas desconhece é como esses fatos históricos foram proclamados ao povo brasileiro e ao mundo.


Jean Baptiste Debret um artista Parisiense nascido no ano de 1768 em uma família nobre foi precursor de um rico acervo do cotidiano brasileiro no período de transição Brasil colônia para império.
Veio para oBrasil em 1816 já estando em idade madura, nessa data já havia completado 48 anos.
A pedido do Príncipe Dom João VI desembarcou em solo brasileiro para uma missão artística, tarefa essa que obteve muito sucesso, sendo professor da escola com ensino superior de arte fundada pelo Príncipe Regente(Academia Imperial de Belas Artes ).
Assim que chegou ao Brasil ficou sobre seu encargoa decoração públicapara que D. João VI fosse aclamado Rei, fato ocorrido resultante da morte da Rainha de Portugal D. Maria I (Maria Louca), sendo também Debret incumbido de retratar o velório da mesma.
Dotado de um olhar critico-observador relatou com sagacidade o cotidiano de uma nação ainda em formação, tendo em seu ventre brancos, negros e amarelos, homens livres e escravos.
Durante os 15 anos que esteve noBrasil acumulou dezenas de telas relatando com exatidão o cotidiano do país.
Talvez não fosse seu trabalho artístico nossa história seria contada de forma romântica, não sendo relatadas as injustiças e belezas exploradas desde a chegada da Família Real na colônia.
Em 1831 pediu permissão ao Rei para retornou a França alegando motivo de saúde e assim organizou o primeiro volume de ViagemPitoresca e Histórica ao Brasil.
Entre 1834 e 1839 foram publicou em três volumes suas dezenas de imagens reunidas durante o tempo que esteve no Brasil, sendo evidente que seu trabalho não era somente artístico, mas possuía um caráter documental.

Um dos fatos documentados por ele é a desigualdade social gritante homens brancos que subjugavam a população negra como animais.





Da mão deobra escravista relatou as vendas feitas por mulheres de pequenos objetos e alimentos nas ruas, assim como mulatos e negros na coleta de esmolas para a irmandade, o trabalho desses no comercio, nas casas e nos engenhos, aplicação do castigo da chibata ou domésticos (momento em que os negros eram açoitados tanto nas casas como em praças publicas) e também os momentos de descontração dos escravos nasruas (enquanto brincavam ou tocavam seus instrumentos).









A população nativa (índios) e frutos da colônia também tiveram destaque em suas pinturas:





.O povo brasileiro foi agraciado pela arte deJean Baptiste Debret,que nos dias atuais serve de alicerce para compreender o cotidiano social na cidade do Rio de Janeiro em pleno século XI.


BRASIL GABRIELA... Eu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância dos impérios do passado na organização política, económica e social
  • O Trabalho Religioso e a Previdência Social. Aspectos Relevantes
  • TRABALHO DE FORMA O ECONOMICA SOCIAL E POLITICA DO BRASIL
  • Trabalho Formação Social,Economica e Politica do Brasil
  • Trabalho de formação economica e social e politica do brasil
  • aspectos relevantes do trabalho infantil no Brasil
  • Mulher x violencia e direitos (formaçao social politica economica do brasil)
  • Politicas sociais do seculo XX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!