Analisando A Emiss O De Uma Solu O De Quinino 0

774 palavras 4 páginas
Um dos constituintes da água tônica é o alcalóide Quinino (), reconhecido pelas suas propriedades medicinais para tratamento de malária e outras doenças. Sua estrutura complexa (Figura 1) apresenta uma região com um sistema conjugado de grande extensão, representado na cor vermelha, o que resulta no comportamento fotoquímico da molécula.

Figura 1: Estrutura molecular do quinino O Quinino apresenta altos rendimentos quânticos (0.55) [2],o que permite sua análise fluorimétricas mesmo em soluções muito diluídas.
A análise da emissão de uma solução de Quinino 0,12 mg.L-1 para diferentes comprimentos de onda de excitação (Figura 2), permite identificar o comprimento de onda de emissão mais adequado para as análises fluorimétricas subsequentes. Essa escolha se baseia no comprimento de excitação que resulta na maior resposta, no caso 345 nm, garantindo assim maior sensibilidade na detecção (consequentemente menores LD E LQ).

Figura 2: Espectro de emissão da solução de Quinino 0,20 mg.L-1 para diferentes comprimentos de excitação (nm).

A partir do estudo do comportamento da emissão da solução de Quinino 0,20 mg.L-1 para diferentes valores de pH (Figura 3) é possível perceber que existe uma correlação entre a concentração de íons H+ do meio com a emissão da solução de Quinino. Fica evidente que a intensidade da emissão decresce conforme o pH da solução aumenta. Em especial para as soluções de pH 5 e 6, nas quais ocorre uma mudança não somente na intensidade da emissão, mas também uma alteração no comprimento de onda emitido.
De acordo com a literatura[1],[2] , este fenômeno ocorre devido a diferentes comprimentos de onda de emissão para as espécies dicationicas e monocatiônicas, resultado da protonação dos dois sítios básicos na molécula ( ambos os nitrogênios ). Em menores valores de pH, a concentração de íons H+ elevada no meio favorece a formação da espécie duplamente protonada (dicatiônica), cuja emissão máxima por fluorescência ocorre na região de

Relacionados