Analgésicos

Páginas: 4 (942 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2013
1. INTRODUÇÃO

Os analgésicos foram introduzidos na segunda metade do século XIX. Antes do advento dos mesmos, só eram utilizados a quinina e derivados naturais do ácido salicílico. Este último porsua vez é utilizado há mais de 2400 anos pelos gregos que preparavam extratos de Salix Alba para o tratamento da dor.

Os analgésicos podem ser classificados de acordo com suas característicasquímicas:

a) Derivados do Ácido Salicílico;
b) Derivados do p-aminofenol;
c) Derivados pirazolônicos;

Existem diversas outras classes, porém para este trabalho abordaremos apenas os analgésicos nãoopióides mais amplamente conhecidos das principais classes.


2. ANALGÉSICOS

2.2. ÁCIDO ACETILSALICÍLICO;

O ácido acetilsalicílico conhecido comercialmente como Aspirina® e/ou AAS éutilizado desde o fim do século XIX. Já era sabido desde os tempos de Hipócrates em 400 a.C que a febre podia ser diminuída mastigando-se cascas de árvores de salgueiro. O agente ativo encontrado na casca dosalgueiro foi isolado em 1827. Tratava-se um composto aromático chamado salicina, que poderia ser convertida no álcool salicílico através da reação com a água em álcool salicílico e, posteriormente,oxidada para formar o ácido salicílico.

Embora a aspirina seja um remédio muito eficaz, também é muito mais perigosa do que se acreditava. Cerca de 15 gramas pode ser letal a uma criança pequena,além de causar hemorragia no estômago e reações alérgicas para os usuários de longa data. A Aspirina ainda pode causar a síndrome de Reye, uma reação fatal a esse medicamento que ocorre muitas vezes emcrianças que estão se restabelecendo de uma gripe.


2.2.1. Reações e síntese;

O processo de síntese do Ácido acetilsalicílico consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, empresença de ácido sulfúrico concentrado. O ácido sulfúrico atua como catalisador da reação doando um próton. Em seguida ocorre a desprotonação do ácido formado. O ácido acetilsalicílico é purificado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analgesico
  • ANALGÉSICOS
  • analgésico
  • analgesicos
  • Analgésicos
  • Analgesico
  • analgésicos
  • ANALGESICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!