ANALGÉSICOS

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 20 de julho de 2014
ANALGÉSICOS

Os Analgésicos são medicamentos que aliviam a dor. Agem perifericamente, no local da dor, ou no sistema nervoso central, modificando o processamento dos sinais que o cérebro recebe através dos nervos. Existem dois tipos de analgésicos: os narcóticos e os não-narcóticos.
Analgésicos não narcóticos:
São substâncias utilizadas para diminuir a dor, que agem a nível periférico,normalmente indicados para a dor leve ou moderada, ou ainda como coadjuvante na ação de analgésicos narcóticos ou anestésicos. Enquanto medicamentos podem estar isolados ou associados a outras substâncias. São exemplos:

DIPIRONA SÓDICA
(Analgésico e Antitérmico)
Nome Comercial: Novalgina®, Anador® etc.
Apresentação: comprimidos 500mg. Frascos com 10ml, 15ml ou 20ml (500mg/ml) de solução oral(gotas). Frascos com 100ml (50mg/ml) de solução oral + medida graduada (2,5ml, 5ml, 7,5ml e 10ml). Supositórios com 300mg (infantil) e 1g (adulto). Ampolas de 1ml, 2ml ou 5ml (500mg/ml) de solução injetável.
Ação Farmacológica: derivado da pirazolona com propriedades analgésicas , antipiréticas e Antiflamatórias.
Mecanismo de Ação: Atua no centro termo regulador hipotalâmico nos pacientes comhipertermia provocando redução da temperatura corporal. A queda da temperatura decorre de maior perda de calor, possivelmente por aumentar a irradiação de calor através da pele. O efeito analgésico pode ser decorrente da capacidade que a dipirona tem de bloquear a síntese e a liberação de prostaglandinas, substâncias envolvidas diretamente na fisiopatologia do processo doloroso. Além, desse efeitoperiférico, a dipirona pode atuar diretamente no tálamo, diminuindo a passagem de impulsos dolorosos (potenciais de ação), e, através dessa estrutura, reduzir a chegada de impulsos dolorosos ao nível do córtex sensitivo.
Indicação: Analgésico e antipirético.
Contra-indicações: Contra indicado para pacientes hipersensíveis à droga. Não deve ser administrada a pacientes com intolerância conhecidaaos derivados de pirazolônicos ou com determinadas doenças metabólicas, tais como porfiria hepática e deficiência congênita de glicose-6 fosfato de sidrogenase.
Reações Adversas:
Choque e discrasias sangüíneas, tais como agranulocitose, leucopenia e trombocitopenia. Sonolência. Hipotensão. Alterações hepáticas e renais. Reações de hipersensibilidade que afetam a pele (urticária), a conjuntiva e amucosa nasofaringea, reações cutâneas bolhosas, às vezes com risco de vida, síndrome de Stevens-Johnson, Sindrome de Lyell.

ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
(Analgésico Não Narcótico)

Nome Comercial: AAS®, Aspirina®, Melhoral®.
Apresentação: Comprimidos de 100mg e 500mg.
Ação Farmacológica: Analgésico, Antitrombótico, Antiagregante plaquetário, Antitérmico. Esta substância tem a propriedade debaixar a febre (antitérmico), aliviar a dor (analgésico) e reduzir a inflamação (antiinflamatório). Por isso, é utilizado para alívio dos sintomas de várias doenças como gripes, resfriados e outros tipos de infecções.
Indicação: Dor leve a moderada; febre. Profilaxia secundária de acidentes cardio e cerebrovasculares isquêmicos.
Contra-indicações: contra-indicado para paciente com úlcera GI,sangramento GI, hipersensibilidade à aspirina, criança e adolescente com varicela. Use cuidadosamente em paciente com disfunção renal, hipoprotrombinemia, deficiência de vitamina K, asmático. Deve ser evitado durante a gravidez. Pode aumentar o risco de hemorragia na mãe e no feto. Pode causar defeito congênito no coração e outras malformações. Dengue.
Reações Adversas:
AUDIÇÃO: zumbido, perda daaudição.
SGI: náusea, vômito, desconforto GI, sangramento oculto.
S. HEMATOLÓGICO: tempo de sangramento prolongado.
PELE: rash, hematoma.
FÍGADO: disfunção hepática.
OUTROS: Síndrome de Reye.

PARACETAMOL
(Analgésico e Antitérmico)
Nome Comercial: Tylenol
Apresentação: Comprimidos de 500mg e 750mg. Frascos com solução de 200mg/ml.
Ação Farmacológica: Analgésico e Antipirético.
Mecanismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analgesico
  • Analgésicos
  • analgésico
  • analgesicos
  • Analgésicos
  • Analgesico
  • analgésicos
  • ANALGESICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!