analfabetismo funcional

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Analfabetismo funcional no Brasil
A condição de analfabeto funcional aplica-se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nosúltimos anos.
Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou-se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações detrabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.
Entre as diversas faixas etárias, os adolescentes eram os que mais sofriam para produzir um textominimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadores mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem.
Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo.Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vaziosde sentido. 
Na academia, multiplicam-se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.



O destino do lixo no Brasil

Nosso país é responsável por uma produção de lixo diária de 240.000 toneladas. O aumento dessa produçãodeve-se a uma gama de fatores: crescimento do poder aquisitivo, perfil de consumo de determinada população, maior consumo de produtos industrializados, educação ambiental conferida a tais populações, dentre outros. Um grave problema é o fato de que, em sua maior parte, esse material é destinado a lixões.
O lixo não tratado constitui uma mazela na organização do saneamento básico no Brasil, poistraz diversas patologias (verminoses, micoses etc) à população além de constrangimentos como mal cheiro, detrimento visual das cidades. Poucas são as prefeituras em nosso país que desenvolvem soluções ecologicamente corretas ou destinam alguma atenção ao problema aqui apresentado.
O lixo é subdividido em tipos de acordo com sua natureza física, composição e riscos oferecidos. Seguem abaixo essasdivisões:
Lixo doméstico: Alimentos e sumos produzidos nas residências;
Lixo industrial: Carvão mineral, lixo químico, fumaça;
Lixo hospitalar: Material produto de cirurgias e de outros procedimentos hospitalares;
Lixo agrícola: Esterco, fertilizantes;
Lixo radioativo: Como o próprio nome sugere, são rejeitos radioativos oriundos de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas etc. Ex:Urânio, Césio, Estrôncio;
Lixo tecnológico: TV, rádios, materiais eletrônicos.
A saída mais usada para a eliminação do lixo doméstico atualmente no Brasil são os aterros sanitários. Porém com o acúmulo desse material nos aterros, ocorre a fermentação da matéria e como consequência desse processo, dois subprodutos surgem: o chorume e o gás metano. O principal, ou um dos principais motivos, pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analfabetismo funcional
  • analfabetismo funcional
  • Analfabetismo Funcional
  • analfabetismo funcional
  • Analfabetismo funcional
  • analfabetismo funcional
  • Analfabetismo funcional
  • analfabetismo funcional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!