Analexp2

1154 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ!
Química Analítica Experimental II - IQA243 - Professora: Zélia Leite!
Gabriela Dias Bezerra Magalhães!

!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
Relatório IX - Determinação da dureza da água!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
Experimento realizado em: 28 de maio de 2014!
Entrega do relatório: 4 de junho de 2014!

Introdução!

!

!
A dureza é uma característica relacionada a concentração de sais alcalinos-terrosos, especialmente de cálcio e magnésio, e de metais como alumínio e ferro férrico presentes na água.
Essa propriedade pode ser classificada como temporária ou permanente. A dureza é temporária quando os sais, bicarbonatos e carbonatos, podem ser removidos pela fervura e é dita permanente quando os sais não podem ser removidos pela fervura. A soma dessas duas durezas fornece a dureza total da água.!
!
A legislação brasileira determina cinco tipos de água conforme a dureza em mg/L (ppm) de
CaCO3. Uma amostra de água classificada como Muito mole apresenta dureza de 0 a 70, Mole de
70 a 135, Dureza média de 135 a 200, Dura de 200 a 350 e Muito dura acima de 350. Esse controle é importante, uma vez que águas muito duras podem provocar depósitos de sais em caldeiras e tubulações, gosto desagradável à agua e interferir na ação de produtos de limpeza, como o sabão.!
!
Para determinar essa propriedade o método utilizado é a volumetria de complexação.
Nesse método o agente complexante é uma solução de EDTA, um composto que forma complexos estáveis com um grande número de íons metálicos na proporção de 1:1. O EDTA pode ser obtido com um alto grau de pureza na sua fórma de ácido ou em sua forma de sal dissódico dihidratado, sendo o sal mais utilizado por ser fácilmente solúvel em soluções aquosas.!

!
!
Objetivo!
!

!
Determinar a molaridade exata da solução padrão primário de CaCO3, padronizar uma solução de sal dissódico de EDTA (Na2H2Y) e determinar a dureza total e a dureza parcial de uma amostra

Relacionados