Anale das Categorias de Marx

1573 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO

DAIANA BRITO DOS SANTOS

QUESTÕES DO LIVRO “O CAPITAL” DE KARL MARX

BELÉM - PA
2013

DAIANA BRITO DOS SANTOS

QUESTÕES DO LIVRO “O CAPITAL” DE KARL MARX

Atividade apresentada à disciplina de Fundamentos Econômicos do Desenvolvimento Sustentável, ministrado pelo Professor Doutor Francisco de Assis Costa, do Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará, como exigência parcial de avaliação.

BELÉM - PA
2013

1- Apresente a teoria do dinheiro, em Marx.

Para Marx o mundo é estruturado por pressupostos de mercadoria e faz-se necessário compreender o caráter dual das mercadorias (por possuírem valor de uso e valor de troca) entretanto, existe uma diferenciação entre dinheiro e demais mercadorias. A teoria do dinheiro em Marx começa com a explicação a partir da caracterização das relações mercantis da essência do dinheiro: o cerne da questão é que o dinheiro tem poder social.
Desse modo, por mais que o dinheiro apresente um vinculo estrito com o valor, ele se movimenta de maneira autônoma para além do valor, ainda que este seja sua essência; além disso, de maneira dialética o dinheiro apresenta determinantes próprios.
Por trás do equivalente geral está o trabalho humano, de modo que o dinheiro se caracteriza como uma expressão do trabalho socializado, ademais para o Marx o dinheiro é a mercadoria que exerce papel de equivalente geral , definindo-se a partir da ideia de moeda-mercadoria destacando-se como forma independente do valor de troca, o que lhe permite certa contraposição quando comparada as demais mercadorias enquanto medida de valor. Desse modo, o dinheiro é um fim em si mesmo que aparece como um intermediário para realizar transações. É importante salientar que não é

Relacionados

  • Livro
    124614 palavras | 499 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas