analalise critica filme cazuza

298 palavras 2 páginas
Análise Crítica do Filme Cazuza.

No filme conhecemos a história de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos desejos e problemas de uma geração, o comportamento e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.
O que podemos relacionar com a Sociologia é que Cazuza sempre criticava a sociedade, como mostra em suas musicas: “O Tempo Não Para” e “Ideologia”.
O seu modo de viver, como observamos no filme é louco, com sexo, drogas e sua musica, mas a critica vem aí: Estamos alienados nessa sociedade. O que de fato aconteceria se não houvesse nada do que se tem hoje em dia? Nada de celular, telefone sem fio. Nada de televisão, rádio e internet. Nada de computador nem máquina de café. Conseguiríamos viver?
Será que, se todas essas coisas monótonas não existissem mais, daríamos mais valor ao que de fato tem valor? Porque são essas coisas nos fazem perder o melhor da vida, as coisas simples e os pequenos detalhes que dinheiro nenhum do mundo compra. Ou você faz por merecer ou não as tem. Para Cazuza sua vida era assim, aproveitar ao máximo.
Estamos vendo a vida passar pela linha do tempo do Facebook. Trocamos o banho de sol pelo aquecimento do computador. Vivemos na correria, sem tempo para nada. Vivemos como se o mundo fosse acabar amanhã, mas sem verdadeiramente aproveitar o tempo que nos resta. A verdade é que estamos vendo a vida passar trancafiados com a tecnologia e conformados com a nossa rotina. Ou a gente corre para tentar acompanhar, ou nos perdemos no tempo.
Estamos todos alienados a uma rotina sem fim. Alienados à tecnologia.

Relacionados