Anaise swat

1581 palavras 7 páginas
Analise Swot

MATERIAL DE APOIO
ANÁLISE SWOT

JAN
2010

Análise SWOT[1]:

1. Introdução

Vivendo em tempos tão incertos, refletir estrategicamente deixou de ser importante, passando a ser imprescindível. Os clientes exigem cada vez mais e são cada vez menos fiéis às marcas; ações tomadas em um lugar refletem vários outros; a situação econômica de diversos países é instável, com muitos sobressaltos e desacelerações, apenas para ficarmos em alguns exemplos. Deste modo, dar a devida atenção ao meio que envolve a empresa, e na sua análise, é essencial, bem como pensá-lo de modo pró-ativo, inteligente. Uma análise SWOT (termo em inglês que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) permite-nos esse tipo de análise, sendo por isso bastante utilizada pelas empresas.

2. O que é Análise SWOT?

Para focar a síntese dos cenários, análise de mercado e análise competitiva, elabora-se a matriz SWOT, sintetizando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Nesta, consolidam-se todos os aspectos relevantes do negócio, tais como: cliente, mercado, ambiente competitivo, riscos no negócio, ambiente, legislação, competências internas e capacitação dos fornecedores-chave.

Como supra-mencionado, a análise SWOT implica na análise de quatro elementos-chave: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que envolvem uma empresa ou negócio.

Estes quatro elementos fundamentais podem ser agrupados em pares, conforme a dimensão do ambiente da empresa que eles envolvem, os quais são o ambiente interno e o externo. As Forças e Fraquezas perfazem a dimensão interna, enquanto as Oportunidades e Ameaças referem-se à dimensão externa da empresa.

O quadro abaixo apresenta o significado de cada um deles:

|INFORMAÇÕES |Strenghts (Pontos Fortes/ Forças) |Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. |
|INTERNAS |

Relacionados