anafitamina

11383 palavras 46 páginas
ANFETAMINAS E DROGAS DERIVADAS
Irene Batista Muakad1

HISTÓRICO

A natureza humana é caracterizada pela busca da felicidade, pela fuga de ambientes pouco hospitaleiros e pela tentativa de evitar situações desagradáveis ou dolorosas. Enfim, busca principalmente o prazer.
Todavia, nunca se comentou tanto sobre stress, subnutrição, condições precárias de vida, ambientes competitivos, tensão social, desemprego, insegurança, violência, consumismo, frustração, miséria, riqueza, solidão no meio da multidão etc.
Tudo isso contribui para que algumas pessoas sejam influenciadas pela fantasia de uma busca fácil e rápida de soluções para seus problemas. Assim, penetram no estranho mundo das drogas. Muitos são os fatores que podem contribuir para que um indivíduo fique sujeito ao uso de drogas: adquirir coragem ou se sentir mais forte frente às dificuldades; desejo de ser aceito em um grupo; curiosidade; busca de sensação de segurança ou de euforia; fugas; sentir-se mais calmo e estimulado; fácil acesso a drogas; saúde deficiente; falta de informações corretas sobre os efeitos das drogas; descontentamento com a postura familiar, principalmente com a dos pais ou da sociedade em que vive.
Segundo a Organização Mundial da Saúde “Droga é toda substância natural ou sintética que, introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções”. Nos termos do artigo 1º, parágrafo único da Lei 11.343 de 26-08-2006, “drogas são substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União”, e, pelo exposto, notamos que o termo drogas substituiu a expressão “substâncias entorpecentes”.
Em outras oportunidades já nos manifestamos sobre a maconha, merla, cocaína e o crack. Desta vez abordaremos uma parte das drogas utilizadas nas raves (festa onde os frequentadores dançam noite adentro, ao som de música eletrônica. Mega-rave: são raves de
grandes

Relacionados