Anacronismo

Páginas: 2 (273 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
O anacronismo é definido por uma incoerência cronológica seja de um objeto, pessoa, expressão, idéias, eventos, etc. Um exemplo a ser considerado, onde houve aavaliação de um período histórico usando valores que não pertenciam ao mesmo, seria, no auge do pensamento iluminista, a interpretação da Idade Medida como “idade dastrevas” (já que a razão era considerada o supra-sumo dos instrumentos para a formação do intelecto humano, a religiosidade passou a ser vista como um grande atraso parao saber). No campo das artes pode-se citar o filme Gladiador, onde os oficiais gritam “fogo” para soldados com arcos e flechas. Nota-se um anacronismo de expressão,já que a mesma só passou a ser utilizada com o advento das armas de fogo.
Considerado por alguns historiadores como o “erro mortal” a ser evitado em toda pesquisa bemsucedida, o anacronismo parece ser especialmente nocivo para a história quando há a sobreposição de idéias e conceitos de um período para analisar os fatos de outro,pois, apagam-se a importância do que determinado período produziu. Voltando ao exemplo da “idade das travas”, desmerecendo a Idade Media os iluministas ignoram oconhecimento, e as eventuais contribuições para a humanidade, dos filósofos medievais e o fato de que as primeiras universidades da Europa surgem nessa época.
Emborahaja a necessidade de não cometer o anacronismo, colocar os seus valores e idéias em comparação com o a época que se estuda, sem desconsiderar o valor da época ousobrepor os seus valores, é eficiente para e estabelecer um diálogo que pode se usado como uma importante ferramenta para construir a história.
ISADORA COSTA FERNANDES
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anacronismo
  • anacronismo
  • Anacronismo em História
  • Resenha do Elogio ao Anacronismo
  • Girafas Mariposas E Anacronismos Did Ticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!