Anacarolinevoltan Resumo Grupo1

320 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
PROFESSO/A : DAFNE REIS PEDROSO DA SILVA
ACADÊMICO/A:ANA CAROLINE VOLTAN

O QUE É SOCIOLOGIA
A formação

Na segunda parte do livro “o que é sociologia” de Martins o autor traz as diferenças de grandes pensadores e autores daquela época (XIX).
“As ideias dos conservadores constituíam um ponto de referencia para os pioneiros da sociologia [...]. Estes, no entanto, modificariam algumas das concepções dos “profetas do passado”, adaptando-as às novas circunstâncias históricas.” Martins (1991, p.39).
Para o Martins esses autores foram mais que importantes foram essenciais para assim poder compreender e conhecer melhor a sociedade daquela época, também para compreender a relação entre as referências vividas pelo o homem daquela época e o contexto histórico em que ele se inseriu e realizou seus objetivos de vida.

“Ele percebia novas forças atuantes na sociedade, capazes de propiciar uma nova coesão social. [...]. Acreditava também que o progresso econômico acabaria com os conflitos sociais e traria segurança para os homens.” Martins (SIMON Saint 1994, p-41). Martins cita muito o autor Durkhein era a favor do pensamento positivista sendo assim ele era contra o pensamento socialista ele acreditava para ele todo o problema da estrutural social era devido a estruturação dos socialistas e da economia do estado. Muito além Durkhein afirmava que o conjunto da “sociedade poderia ser analisada da mesma forma que os fenômenos da natureza”
“Desta forma, para tratar da saúde da sociedade doente seria necessário, novos hábitos ao comportamento dos homens. Deveriam incentivar a moderação dos interesses econômicos, a noção de disciplina e de dever, difundir o culto à sociedade, às suas leis e à hierarquia existente, para manter o poder vigente.”( NEVES, Célia

Relacionados