Anabolizantes

Páginas: 22 (5437 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Introdução

O uso dos esteróides anabolizantes é predominantemente associado aos atletas de alta competição. São tomados por atletas de todo o tipo de desportos para melhorar o seu rendimento desportivo, nomeadamente, ao nível da força explosiva.

Sabe-se porém, que o uso destas substâncias é muito mais alargado, sendo igualmente utilizadas pela população em geral, não envolvida em qualquertipo de prática desportiva. As razões que estão na origem deste consumo encontram-se relacionadas com a vontade de melhorar o rendimento a nível profissional, ou mesmo a nível social.

No entanto, o consumo dos esteróides anabolizantes começa a ser preocupante junto dos utentes dos ginásios e de alguns jovens que pretendem melhorar a sua imagem corporal através da obtenção de um corpo maismusculado. Em alguns países desenvolvidos, o uso destas substâncias constitui já um problema de saúde pública (1).

Por exemplo, nos Estados Unidos da America, é estimado que 5 a 12% de rapazes e 0,5 a 2,5% de raparigas de liceus tenham afirmado consumo de androgénios, em que mais de 1/3 não participam em desportos organizados. Mais destes 2/3 começaram a usá-los por volta dos 16 anos ou mais novos(2). O uso crescente de anabolizantes artificiais com fins estéticos nos Estados Unidos é classificado como uma "Epidemia silenciosa". Pesquisas recentes mostram que 7% dos estudantes colegiais americanos já foram ou são usuários de anabolizantes e que 9% dos que freqüentam academia os consomem regularmente (3).

Um estudo realizado no âmbito do programa “ 2004 Monitoring the Future Survey”,fundado pelo Instituto Nacional de Drogas de Abuso e Institutos Nacionais de Saúde, e conduzido pelo Instituto Social de Pesquisa da Universidade de Michigan, demonstrou que em 2004, o uso de esteróides pelos alunos do 8º ano foi de 1.3%, 2,3% nos de 10º ano e 3,3% nos de 12º ano. Na seguinte tabela pode-se comparar o consumo entre 2003 e 2004 (4).





Anabolizantes
Os anabolizantes sãohormônios sintéticos comumente utilizados para aumento no tamanho dos músculos, força física e resistência. Seu uso indiscriminado acarreta sérias conseqüências.

A busca pelo corpo perfeito

Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxilio de um profissional. São vendidos em diversos lugaresvários tipos de medicamentos, remédios para emagrecer, para acabar com a flacidez entre outros. Algumas pessoas, que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas, acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as consequências que o uso desse hormônio poderá acarretar em um futuro bem próximo.
Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormôniosexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução dagordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.

Em competições esportivas, se o atleta que estiver competindo for pego usando esse tipo de substância, será automaticamente desclassificado e punido pelo órgão de desporto responsável pela competição.

Homens e mulheres que fazem uso dessadroga têm como consequências aumento nos pelos do corpo e rosto, acne, queda de cabelo, engrossamento da voz, irregularidade nos ciclos menstruais, disfunções testiculares, como redução na produção de esperma; alterações comportamentais e de humor, impotência sexual, hipertensão, ataques cardíacos. Nos homens ainda observamos a ginecomastia (desenvolvimento dos seios).

Os anabolizantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anabolizantes
  • Anabolizantes
  • Anabolizantes
  • Anabolizantes
  • Anabolizantes
  • anabolizantes
  • Anabolizantes
  • anabolizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!