Anabolizantes

Páginas: 7 (1655 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013

ESTEROIDES ANABOLIZANTES E
SEUS EFEITOS DELETÉRIOS AO ORGANISMO


Ana Clara Maia de Almeida
Jessica Tatiana dos Santos






RESUMO


O presente estudo, realizado através de revisão bibliográfica, analisa dados publicados acerca do uso indiscriminado de esteroides anabolizantes, tal como compreender a origem da substância e os efeitos colaterais, buscando fundamentos parareforçar os riscos que o uso dessas drogas pode causar ao organismo. Outros pontos relevantes do estudo apresentado é a conscientização sobre os efeitos deletérios do uso indevido de produtos com composição de hormônios andrógenos sintéticos e a identificação de oportunidades de medidas preventivas a iniciação ao uso de esteroides.
Este trabalho compreende os objetivos de apresentar e explicar sobrealguns malefícios do uso de anabolizante.

PALAVRAS-CHAVES: Abuso de substância; esteroides anabolizantes; efeitos deletérios.






1. INTRODUÇÃO

De acordo com Iriart et al (2002), os esteroides anabolizantes são substancias relacionados aos hormônios masculinos, e seu uso é essencial na medicina para o tratamento de diversas patologias.
Essas substâncias são comercializadas emfarmácias e academias, devido a sua propriedade de aumentar os músculos (CEBRID, 2003), decorrente do aumento da síntese proteica, a oxigenação e o armazenamento de energia (IRIART et al 2002). Esse é um uso estético, sem necessidade médica, podendo acarretar a sérios problemas a saúde, como pode ser exemplificado na figura 1 onde ocorreu uma deformação. (CEBRID, 2003).
O abuso dessas substânciaspode ocasionar a danos relacionados ao comportamento, ao sistema endócrino (RIBEIRO, 2001) e ao sistema circulatório (VARELLA, s.d.). Além de distúrbio hepático (RIBEIRO, 2001) e distúrbio musculoesquelético (VARELLA, s.d.).


Figura 1. Efeito deletério no músculo.
Fonte: www.anabolizantes.ardois.com





1.1 Hormônios androgênios

Os testículos liberam homônimos sexuais masculinoschamados coletivamente de androgênios, incluindo a testosterona, androstenediona e diidrotestosterona. Em relação a estes hormônios, a testosterona é a mais abundante e considerada a mais importante como hormônio testicular, convertida no hormônio mais ativo, a diidrotestosterona (GUYTON et al, 2006).
De acordo com Guyton et al (2006) o termo androgênio tem como significado qualquer hormônioesteroide que tenha efeito masculinizante, incluindo também hormônios sexuais masculinos que sejam produzidos em outros locais do corpo além do testículo.
Em relação à química dos androgênios, Guyton et al (2006) afirmam que todos os androgênios são compostos esteroidais.


1.2 Esteroides anabolizantes

Segundo Iriart et al (2002), os esteroides anabolizantes, ou anabolizantes, são substânciassintetizadas em laboratório, relacionadas aos hormônios masculinos. Grande parte dos esteroides sintéticos foi desenvolvida na década de 50, com o intuito de separar o hormônio andrógeno de seus efeitos anabólicos. Macedo et al (1998) completa dizendo que embora os esteroides tenham indicações médicas precisas, essas substâncias são frequentemente usadas para outros fins
Atualmente, osanabolizantes têm sido administrados clinicamente para o tratamento de diversas patologias como o hipogonadismo, micropênis neonatal, deficiência androgênica parcial em homens idosos e na contracepção hormonal masculina. Outras formas de terapia androgênica e a aplicação no tratamento da osteoporose, do câncer de mama avançado e até mesmo em situações especiais da obesidade. Também tem sido utilizados notratamento da fadiga em pacientes com doença renal crônica submetidos a diálise, sarcopenia associada à cirrose alcoólica, entre outras patologias (SILVA et al., 2002).
Iriart et al (2002) explica que essas substâncias aumentam a síntese proteica, a oxigenação e o armazenamento de energia, provocando assim o efeito de inchaço nos músculos.

De acordo com o Centro Brasileiro de Informações sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anabolizantes
  • Anabolizantes
  • Anabolizantes
  • Anabolizantes
  • anabolizantes
  • Anabolizantes
  • anabolizantes
  • anabolizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!