Anabolismo, Catabolismo, Paisagem, técnica, tecnologia...

Páginas: 10 (2483 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Paisagem
A ciência geográfica apresenta, de acordo com as diferentes correntes do pensamento, categorias consideradas essenciais para a compreensão do seu estudo. As principais categorias geográficas são: paisagem, lugar, território, região e espaço.
Portanto, a paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um conceito-chave da Geografia. O termo paisagem épolissêmico, ou seja, pode ser utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências.
Essa categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da paisagem é mais eficaz através da visão. Nesse sentido, a Geografia moderna, que priorizava os estudos dos lugares e das regiões, utilizou-se da fisionomia doslugares para atingir êxito em suas abordagens geográficas, observando as transformações no espaço geográfico em decorrência das atividades humanas na natureza.
A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme asatividades humanas.
A paisagem é um dos objetos de análise da Geografia, sendo constituída através das relações do homem com o espaço natural. Sua observação é muito importante, pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador seleciona as imagens que achar mais relevante, portanto, diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens.
Técnica
A palavra técnicavem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um determinado resultado, seja na ciência, na tecnologia, na arte ou em qualquer outra área. Por outras palavras, uma técnica é um conjunto de regras, normas ou protocolos que se utiliza como meio para chegar a uma certa meta.
A técnica supõe que, em situaçõessemelhantes, uma mesma conduta ou um mesmo procedimento produzirão o mesmo efeito. Como tal, trata-se do ordenamento de uma forma de atual ou de um conjunto de ações.
Habitualmente, a técnica requer o uso de ferramentas e conhecimentos bastante variados, os quais podem ser tanto físicos como intelectuais. Convém frisar que o uso da técnica não é exclusividade dos seres humanos, tendo em conta que diversosanimais também recorrem a técnicas para responder às suas necessidades de sobrevivência.
No caso do homem, no entanto, a técnica surge em consequência da necessidade de modificar o meio e de o adaptar às suas necessidades. Caracteriza-se por ser transmissível embora nem sempre seja consciente ou reflexiva. Um homem pode aprender uma técnica de outrem, pode alterá-la ou mesmo inventar uma novatécnica.
A tecnologia dedica-se ao estudo das técnicas e aos vários usos que se podem fazer das mesmas. Etimologicamente, o vocábulo é formado por dois termos gregos: téchne (ver supra) e logos (“conjunto de saberes”). Diz-se que a atividade tecnológica tem influência no progresso social e econômico da sociedade, mas também que afeta o meio ambiente.
Tecnologia
Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica,arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
As técnicas, conhecimentos,métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • catabolismo e anabolismo
  • Anabolismo Catabolismo
  • anabolismo e catabolismo
  • Anabolismo e Catabolismo
  • anabolismo e catabolismo
  • Anabolismo e Catabolismo
  • Anabolismo x Catabolismo
  • Anabolismo e catabolismo (perguntas e respostas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!