Ana P Grippa FEB I RAL II

2496 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Centro Sócio Econômico - CSE
Depto. De Economia e Relações Internacionais
Disciplina Formação Econômica do Brasil I
Graduandos: Ana Paula Grippa
Título do RAL: O Ouro e a Colonização da Ámerica
Objeto: Colonização da Ámerica.
Sobre este objeto definir mais dois elementos analíticos: o primeiro, trabalhado como determinante do objeto e o segundo como resultante:
1. Ouro
2. Empresa Agrícola
Objetivo geral do RAL:
Mostrar o impacto da descoberta do ouro para o desenvolvimento da Ámerica.
O ouro foi fator decisivo na colonização da Ámerica e como uma das consequências surgiu a empresa Agrícola que trouxe para as potencias europeias uma nova fonte de renda.
A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa que inicialmente pareceu ser algo secundário. O comércio interno europeu havia alcançado um elevado grau de desenvolvimento no século XV A busca por novos mercados teve início quando os europeus passaram a lidar, a partir do Século. XV, com as invasões turcas. As invasões turcas começaram a criar dificuldades e impediam o abastecimento de suas manufaturas nas linhas orientais.
O ouro acumulado pelas velhas civilizações foi um dos principais motivos da América ser alvo da atenção das potências europeias. Com a possibilidade de descobertas de novas riquezas, outras nações que não Portugal e Espanha começam a se interessar nas terras americanas.
A partir desse momento a ocupação da América deixa de ser um problema exclusivamente comercial e passa a ser político também. A descoberta dos tesouros acelerou a ocupação do continente.
O início da ocupação econômica do território brasileiro é em boa medida uma consequência da pressão política exercida sobre Portugal e Espanha pelas demais nações europeias. Nestas últimas prevalecia o princípio de que espanhóis e portugueses não tinham direito senão aquelas terras que houvessem efetivamente ocupado. Dessa forma se tornou necessário

Relacionados

  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas