Ana Mendieta

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
CENTRO DE ARTES - CEART
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS – BACHARELADO

Disciplina: Introdução à Linguagem Tridimensional – 7LITRI
Docente: Rosana Bortolin
Discente: Caroline De Carvalho Rocha – 1010711313

Ana Mendieta nasceu em Havana, Cuba, no dia 18 de novembro de 1948. Sua família era muito ligada à política e seu pai, InácioMendieta, chegou a ser preso devido a ações contra as atividades de Fidel Castro.
Em 21 de setembro de 1961, Ana e sua irmã Raquelín foram enviadas aos Estados Unidos pelo seu pai através da "Operação Peter Pan", um programa que foi criado para mandar crianças cubanas aos Estados Unidos para fugir do governo de Fidel, onde era administrado pela C.I.A. junto da Igreja Católica. Mendieta chegou ao paíssem saber falar inglês, passou por vários lares adotivos e num certo momento foi separada de sua irmã.
Ter sido separada de sua família e de seu país, fez com que Ana se sentisse desconectada do mundo ao seu redor, todas as suas experiências de mudanças foram bastante significantes para a compreensão de sua diferença diante os demais.
No ano de 1967, Ana começou a estudar na Universidade deIowa, onde começou a aprender sobre a arte primitiva e a cultura indígena. Durante essa experiência, seu interesse sobre Santeria, uma religião afro-cubana combinada com ideias dos Iorubás da África junto ao catolicismo, foi muito grande. Esse interesse começou quando Ana ainda era criança; ela foi introduzida à Santeria pelos empregados afro-cubanos que trabalhavam na casa em que morava. Esseconjunto religioso ensinou a Mendieta que a terra possuía algum tipo de poder, e isso acabou influenciando em suas obras sobre a terra fazendo com que ela passasse a ver o mundo de outra forma, tirando-a do mundo da solidão e abrindo as portas para novas ideias.
No final dos anos 60, Ana começou a estudar pinturas, momento em que ela conheceu o Professor Hans Breder, com quem teve um relacionamento.Breder criou um programa na universidade chamado "Center For New Performing Art", no qual Ana se envolveu bastante trabalhando com o corpo. Esses trabalhos foram muito importantes em sua carreira, pois ela começou a passar a mensagem que queria por meio de seu corpo, já que não conseguia expor suas ideias em folhas de papel. Foi a partir desse momento que Ana começou a trabalhar com o Body Art.
Em1972, ela terminou sua graduação em pintura, mas abandonou a área para trabalhar com a água, terra, ar, fogo e sangue. Mendieta estava pronta pra deixar a sua marca na natureza.

Figura 1 – Ana Mendieta – Transplante de Pelo Facial, 1972. Fonte: http://www.phillips.com/detail/ANA-MENDIETA/NY000212/7

“Transplante de Pelo Facial” (1972) foi um de seus primeiros trabalhos, e resulta numa obrabaseada em fotografias, onde ela registrou o processo de cortar o bigode e a barba de um colega, Morty Sklar, e colá-los em seu próprio rosto. De acordo com Mendieta, lhe agradava tirar os cabelos dos outros, pois quando posto em seu rosto, receberia toda a força que a pessoa tinha.
Essa obra mostra a fronteira do que é representativo para o homem e a mulher, relacionando a sua imagem com algofora do comum, criando um paradoxo em relação ao assunto. Seu tema principal é o gênero, onde Mendieta protesta sobre o comportamento em relação ao mesmo. Ao colocar pelos masculinos em seu rosto, ela age de uma forma contra os estereótipos, do que geralmente é aceito, mostrando uma ousada atitude onde as mulheres devem agir do jeito que quiserem.
Ao ver essa obra pela primeira vez, pensei o quantoera estranho, eu não percebi do que realmente se tratava. Após ler sobre o trabalho e sua história, achei uma peça realmente significante, e bastante feminista, uma vez que ela mostra que nós, mulheres, podemos ser o que quisermos independente da opinião dos outros.


Figura 2 – Ana Mendieta – Dead Chicken, 1972. Fonte: http://24.media.tumblr.com/tumblr_m3zx54GgS41qadugao1_1280.jpg


Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ana Mendieta
  • paisagem em ana mendieta
  • Ana
  • anas
  • Ana
  • ANA
  • Ana
  • Ana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!