ANA ELIZA DRAGONETTI PRATICA DE ENSINO

391 palavras 2 páginas
Elabore uma pesquisa sobre os Temas Transversais da Ética e da Saúde. Após a pesquisa, elabore uma proposta pedagógica onde seria possível estabelecer relações entre as Ciências da Natureza e Educação Física e uma das áreas tradicionais do Ensino Fundamental dos anos iniciais (Língua Portuguesa ou Matemática).
O conceito de interdisciplinaridade vem se desenvolvendo também nas ciências da educação. O tema Ética, deve compreender o conceito de justiça baseado na equidade e na sensibilizade pela necessidade de construção de uma sociedade justa, adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual . Já o conceito Saúde se faz nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de cuidados consigo enquanto ser pensante a ativo.
A inserção da transdisciplinaridade, é um princípio teórico do qual decorrem várias conseqüências práticas pedagógicas e metodológicas, tanto nas metodologias de ensino quanto na proposta curricular e pedagógica.
A integração de conteúdos, o passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; a superação da dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa, a partir da contribuição das diversas ciências e o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida são pré requisitos fundamentais para o desenvolvimento de uma proposta curricular interdisciplinar.
O processo de reconstrução da Educação Física tem como desafio contribuir com uma educação compreendida como um processo de formação humana que valoriza não só o domínio de conhecimentos, competências e habilidades, sejam intelectuais ou motoras, mas também a formação estética, política e ética dos educandos. Razões amplamente especificadas no parágrafo que permitem a compreensão e o entendimento da importância nas series iniciais e

Relacionados