Ana Cl Udia 11313 Artigo

1582 palavras 7 páginas
HCI e Turismo

Ana Cláudia Pinto

_________________________________________________________________________________________________
Resumo: O turismo é um dos setores mais importantes da economia mundial e tem desempenhado um papel importante na elavação do status sócio-econômico de países pouco desenvolvidos, como resultado alguns desses países têm desenvolvido os portais web do turismo nacional, a fim de apoiar o setor na internet.
O turismo é um negócio de informação que exige uma comunicação através de vários canais.
A Worl Wide Web tem crescido e tornando-se o meio mais eficaz e de maior eleição para procurar e comprar o turismo ligado a informações e serviços.
Com o passar do tempo os sites de âmbito turístico têm-se focado essencialmente na usabilidade, tendo como objetivo o melhoramento da pesquisa dos utilizadores.
Um desenvolvimento importante neste setor é a utilização de diapositivos móveis ou portáteis, que fornecem assistentes digitais pessoais (PDAs) e o GUIDE, que se trata de um guia turístico móvel que fornece ajuda aos usuários, este consiste no planeamento de passeios personalizados, reserva de alojamento e pontos turísticos próximos da localização atual.
Nos tempos de hoje é incrível a quantidade de informação que esta à mercê dos turistas e estes parecem cada vez mais preparados para abraçar os sistemas tecnológicos.
É ainda importante frisar que ainda temos um longo caminho no desenvolvimento no campo da HCI, para assim oferecer cada vez mais qualidade a utilizadores interessados no sector turístico.

Palavras-Chave: HCI, Tecnologia, Interacção, Interface, Marketing, Turismo.

I. INTRODUÇÃO

Crucial para a adoção de serviços móveis é que eles devem atender as necessidades dos turistas. Brown, B. e Chalmers, M, realizaram um estudo etnográfico de turistas e visitaram Glasgow e Edimburgo para entender seu comportamento utilizando diferentes artefactos, tais como mapas, guias e sinais de trânsito.
Os problemas típicos observados incluem

Relacionados