Anaálise psicanalitica do filme dúvida

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
ANÁLISE PSICANALÍTICA DO FILME - DÚVIDA
A Psicanálise de Melanie Klein define duas posições, dois tipos de atitude mental: a esquizoparanóide e a depressiva.
A primeira se dá a partir de uma cisão/perseguição. O objeto é internalizado de duas maneiras, é um objeto parcial. Um deles é amado (objeto bom) e o outro é odiado (objeto mau), apesar de se tratar de uma mesma pessoa, um mesmo objeto,fato que só será percebido ao longo do crescimento e amadurecimento do aparelho psíquico. A mãe é dividida pelo bebê em seio bom e seio mau. Um que atende seus desejos e outro que lhe frustra. O bebê internaliza essas mães como se fossem objetos diferentes. Essa dualidade causa uma angústia muito grande no indivíduo, fazendo com que o medo gere ódio e destrutividade.
Já na posição depressiva oindivíduo assume uma postura integradora e reparadora, dando-se conta de que o objeto é um só e que não é perfeito, o que gera frustração e culpa por ter "atacado" o objeto ao qual ama. A relação com a mãe como uma pessoa, que vinha se desenvolvendo, gradualmente enquanto o seio ainda figurava como o principal objeto, torna-se mais plenamente estabelecida, e a identificação com ela fortalece-sequando o bebê pode percebê-la e introjetá-la como uma pessoa, ou seja, como um objeto completo. Quando, ao longo do desenvolvimento, a ansiedade ao mesmo tempo diminui e é mais seguramente mantida afastada, os ressentimentos e o ódio, assim como a voracidade diminuem, o que conduz, em última instância, a uma diminuição da ambivalência em relação ao objeto, ocorrendo assim o estado emocional deintegração, já que o ego não necessita excessivamente dos mecanismos de defesa. Caso não seja possível a preservação do objeto, o ódio gera culpa e luto.
No filme sob análise, “Dúvida”, baseado na peça teatral de mesmo nome, podemos identificar os dois tipos de atitude mental, definidos por Melaine Klein, nas seguintes situações:
1- Madre Aloysius Beauvier (Meryl Streep) – na função da rígidadiretora da escola paroquial Saint Nicholas, sua atitude mental é predominantemente na posição esquizoparanóide, a qual provoca medo nos alunos e freiras da instituição, procurando erros de comportamento em todos, mas em especial no Padre Flynn, o qual a frustra com suas idéias progressistas e populares. A percepção da realidade interna e externa da Madre Beauvier é parcial, ocorrendo um processo decisão em seu ego, ela é boa e virtuosa, o Padre Flynn é mau e pecador. Dessa forma, como mecanismo de defesa, a Madre começa a projetar no Padre Flynn os aspectos negativos de sua personalidade (ódio, inveja, destruição, injustiça, violência, perversão de cunho sexual, dentre outros). Como consequência dessa identificação projetiva, a Madre fantasia aspectos negativos no comportamento do Padre,sua percepção da realidade é parcial e ela busca controlar a realidade externa, criticando-o e julgando-o para baixar suas próprias angústias. Por não ter desenvolvido recursos suficientes para suportar a própria realidade interna, o ego da Madre Beauvier está sempre ameaçado de desintegração e essa situação de angústia a faz criar ilusoriamente em si, um Ego Idealizado, tornando-se um falso Self.Todo esse processo de destruição do Padre Flynn é iniciado quando a Madre o vê pela janela tocando as mãos de um aluno, o qual reage repulsivamente; assim, mesmo sem provas, ela o acusa de pedofilia, tornando sua vida um inferno na terra, até que ele é compelido a abandonar aquela paróquia. Na última cena do filme percebe-se que a Madre Beauvier experimenta uma ansiedade interna e externa maissignificativa, que lhe provoca o surgimento da pulsão destrutiva através da sensação de aniquilamento e caos, é quando ela chora e diz ter “dúvida”. Como essa assertiva é manifestada perante a Irmã James, após ela manter a acusação de pedofilia ao Padre, afirmando inclusive que a mentira que ela proferiu se justificava perante o fim que se buscava atingir, conclui-se que, para ela, a “dúvida” a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anaálise do filme o feitiço do tempo
  • Análise Psicanálitica do filme TED
  • Resenha do Filme Dúvida
  • Análise psicanalítica do filme Quando Nietzsche Chorou
  • Análise psicanálitica do filme cisne negro
  • Analise psicanalitica do filme O discurso do rei
  • Analise psicanalitica do filme cisne negro
  • Analise psicanalítica do filme “um novo despertar”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!