AN LIZE DE TURBINAS PARA GERA O DE

283 palavras 2 páginas
ANÁLIZE DE TURBINAS PARA GERAÇÃO DE
ENERGIA ELÉTRICA

Anaiam R. Jardim : estudante de Eng. Elétrica, UNIVATES

Lucas Herbert: estudante de Eng. de Software, UNIVATES

1. Introdução

Geração de energia hidrelétrica faz uso de turbinas hidrelétricas que acionam diretamente os hidrogeradores. Três tipos de turbinas são analisadas para modo de conhecimento, em suas dimensões; pressão da agua a ser nas turbinas, alturas em relação a queda da agua, e modo eficaz para evitar o golpe de aríete.

2. Sdsd

3. Turbinas Francis ou de Reação
Nas turbinas de impulso, a alta pressão no conduto forçado se transforma em quantidade de movimento, de modo que não ocorre queda da pressão na turbina. Na turbina de reação, por outro lado, uma parte da queda de pressão ocorre no injetor e o restante as dá na própria turbina. Consequentemente, a água ocupa completamente a cavidade ocupada pelo rotor e, ao fluir por ela, transfere tanto a energia de pressão quanto a energia cinética as pás do rotor. O gerador é normalmente acionado pelo próprio eixo da turbina. Encontra se turbinas de reação tanto em eixo horizontal como vertical, sendo o último muito mais comum. O projeto é bastante versátil, sendo aplicável a instalações com alturas desde menos de 10m até cerca de 250m.
O controle para uma turbina de reação é exercido sob a forma de aletas-guia móveis, chamadas coletivamente de Distribuidor, por onde a água flui antes de alcançar o rotor da turbina. O controle de velocidade de uma turbina de reação é feito mediante a alteração da posição do distribuidor. Um segundo dispositivo de controle usado em turbinas de reação é o regulador da pressão ou válvula acionada pelo anel de comando do distribuidor.

Relacionados