An liseCr ticaVideo BrendaAndradedeAlmeidaOliveira

508 palavras 3 páginas
Nome: Brenda Andrade de Almeida Oliveira
Matrícula: 13112020101
Atividade Análise Crítica - Vídeo
Dentre as doenças que podem ser relacionadas a falta de saneamento básico e que não foram mencionadas em vídeos, podemos citar:
Amebíase, ancilostomíase, teníase, cisticercose, desinteria, elefantíase, esquistossomose, febre paratifoide, febre tifoide, giardíase, infecções na pele e nos olhos, malária, poliomielite, teníase e tricuríase.
Higiene e expectativa de vida ao longo da história da humanidade
A expectativa de vida aumentou absurdamente no século 20, aonde o índice foi de 145%, hoje um brasileiro já vive em média mais de 70 anos, o que antes a expectativa de vida humana não passava dos 50 anos.
E isso tudo foi graças a que? Dentre os motivos estão os avanços científicos da biologia, que conduziram à uma sociedade com noções modernas de higiene e saneamento básico. A descoberta dos microorganismo também ajudou muito no aumento dessa expectativa e com isso vieram o desenvolvimento das primeiras vacinas, a descoberta de antibióticos como a penicilina, dentre outras coisas. Os avanços médicos também influenciaram bastante, por exemplo: O médico húngaro Ignez Semmelweis percebeu que o ato de lavar as mãos em uma solução de cloro antes de fazer um parto era suficiente para reduzir a mortalidade materna. E em 1822-1895 Louis Pasteur comprovou que os germes podem causar inúmeras doenças para que a higiene na medicina fosse mais valorizada.

Associação entre o grau de escolaridade e rendimento escolar com a falta de saneamento básico e a ocorrência de doenças parasitárias.
As doenças parasitárias são um grande problema de saúde pública, e sua transmissão está relacionada às condições de vida e higiene das comunidades, sendo mais prevalentes nas populações de baixo nível sócio econômico, principalmente entre crianças. Essas doenças são causadas por protozoários e helmintos, através da ingestão de água e alimentos contaminados com cistos, oocistos ou esporos

Relacionados