An Lise O Enigma De Kaspar Hauser

1019 palavras 5 páginas
Conceitos

Empirismo – O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma teoria, a qual chamou de Tabula Rasa, e que propõe que as pessoas, quando nascem, nada conhecem, ou seja, são como uma folha em branco na qual são registrados os conhecimentos adquiridos com o decorrer do tempo e através de suas experiências vivenciadas, isto é, por meio de tentativas que incluem seus erros e acertos.
Locke deixa claro, também, que, apesar de centralizar o conhecimento na experiência, a capacidade de conhecer é algo inato do homem, ou seja, a habilidade de aprender com determinada experiência já é de sua essência. Pois, senão, todas as pessoas que se propusessem a estudar engenharia seriam exímios engenheiros, assim como todos aqueles que estudassem biologia, seriam ótimos biólogos. O que, segundo Locke, de fato, não ocorre.

Semiótica – A semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914) é a ciência geral dos signos que sustenta e reflete sobre o sistema de valores de uma comunidade humana. A semiótica pode, basicamente, ser entendida como a memória social de uma comunidade, isto é, maneira que usam para entender o mundo dentro da cultura. A semiótica é o uso dos signos para ilustrar o significado de alguma coisa para alguém. Por exemplo, a ideia que temos de casa, independentemente de onde seja ou de como seja, mantém-se sendo o lugar onde você mora. Para Peirce, qualquer coisa, independente de sua natureza, é um signo, pois, independente do que seja, irá representar Consciências de sua identidade cultural ou Consciência da sua permanência no tempo em que vive.
Análise do filme “O Enigma de Kaspar Hauser”
No filme “O Enigma de Kaspar Hauser” (Jeder Für Sich und Gott Gegen Alle, 1974), dirigido pelo alemão Werner Herzog, e baseado em uma história real ocorrida na Alemanha em 1820, encontramos a história de Kaspar Hauser, uma pessoa que, durante a sua infância, foi criada em cativeiro por um homem que,

Relacionados