An lise Textual Exerc cios Tipos e G neros Textuais

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 17 de junho de 2015
1. Leia os textos a seguir.

TEXTO 1
Em 1996, quando a montadora francesa Renault pretendia instalar sua fábrica de automóveis no Brasil, a Prefeitura de Guarapuava publicou no jornal Gazeta Mercantil de 23/01/1996 o seguinte texto:

Senhora com 176 anos, muito bem localizada, limpa, séria, trabalhadora, segura, discreta e virgem (em termos automobilísticos) procura por francês moderno,elegante, arrojado e bem sucedido, para relacionamento feliz, estável e duradouro. Contatos pelo fone: (042) 723-8387 (A Prefeitura de Guarapuava - PR está pronta para atender muito bem os senhores da Renault).

TEXTO 2
Versailles 2.0 93 Raridade
ú. dono. 20Mkm, originais 4p.ar cond. dir. hidr. som,
alarme, rodas. Para pessoas
exigentes. R$ 14.500 ac. trc.
F: 633-2160.

TEXTO 3
T R O C A - S E
Um coraçãotriste e solitário por outro
alegre e risonho...
(Ana Paula)

TEXTO 4
RIFA-SE
aluno malcriado
desorganizado
mal-humorado.
(Professor desesperado!)


2. Da leitura dos textos acima, pode-se afirmar que:
 




3. Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.

1) Narrar
2) Argumentar
3) Expor
4) Descrever
5)Prescrever

(    ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.
(    ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
(    ) Ato próprio de textos em que se conta um fato,fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.
(    ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
(    ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposiçãode ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.
 



4. Analise os fragmentos a seguir.


Texto 1. Os Pulmões e a Respiração -  Dr. João Roberto D. Azevedo
Nosso organismo retira oxigênio do ar ambiente e elimina gás carbônico (CO2) para manter as suas funções vitais sendo por isso denominado organismoaeróbio.
O oxigênio é fundamental fonte de energia do organismo e o gás carbônico é o principal resíduo de nosso metabolismo. Este processo de obtenção de oxigênio e eliminação de gás carbônico é denominado respiração e é realizado pelos pulmões.
Na terceira idade há perda da elasticidade pulmonar o que leva a uma diminuição da capacidade respiratória: maior dificuldade na expiração ou naeliminação do gás carbônico. Aos 80 anos a capacidade respiratória cai para a metade daquela do adulto jovem.
A diminuição da função pulmonar não é uma doença, mas favorece a instalação e o agravamento de doenças, destacando-se as pneumonias. A função pulmonar pode ser avaliada através da espirometria.
Dentre as doenças pulmonares que atingem a terceira idade destacam-se o enfisema, a bronquite crônica,a pneumonia e o câncer.
[...]
Disponível em: Boa Saúde, Acesso em 31 ago. 2011.

Texto 2. Os homenzinhos de Grork
A ficção científica parte de alguns pressupostos, ou preconceitos, que nunca foram devidamente discutidos. Por exemplo: sempre que uma nave espacial chega a Terra vinda de outro planeta, é um planeta mais adiantado do que o nosso. Os extraterrenos nos intimidam com suas armasfantásticas ou com sua sabedoria exemplar. Pior do que o raio da morte é o seu ar de superioridade moral. A civilização deles é invariavelmente mais organizada e virtuosa do que a da Terra e eles não perdem a oportunidade de nos lembrar disto. Cansado de tanta humilhação, imaginei uma história de ficção diferente. Para começar, o Objeto Voador Não Identificado que chega à Terra, descendo numa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exerc Cio G Neros Textuais
  • Tipos e G neros textuais
  • Resumo An Lise Textual Com Exerc Cios E Gabarito
  • G Nero Textual E Tipologia Textual
  • Tipologia textual e g neros textuais
  • Defini O De G Nero Textual
  • g neros textuais
  • G Neros Textuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!