An Lise Socioecon Mica Do Munic Pio De Juazeirinho

1582 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA

Análise socioeconômica do município de Juazeirinho

Trabalho de análise socioeconômica do município de Juazeirinho. Atividade realizada em cumprimento as exigências da disciplina Elementos e Dinâmicas Demográfica.
.

Discentes: José Antônio Vilar Pereira Messias Vasconcelos dos Santos Docente: Angélica Mara

Campina Grande
2015
Análise socioeconômica do município de Juazeirinho

1. Dados gerais:
1.1 Localização
Juazeirinho é uma cidade brasileira que está localizado no estado da Paraíba na região nordeste, faz parte da região geográfica da Borborema e da microrregião do Seridó Oriental, está a cerca de 209 km de distância da capital do estado, João Pessoa, tem uma área territorial total de 467, 526 km², fazendo divisa ao norte com os municípios de São Vicente do Seridó e Tenório, Gurjão e Santo André ao sul, Soledade ao leste e Assunção ao oeste.

1.2 História A região onde hoje se encontra a cidade de Juazeirinho, fazia parte das sesmarias dos Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão paraibano. Segundo documento encontrado no livro de notas número 8 do Cartório do 1° Ofício da Comarca de Pombal, Ana de Oliveira em 1953 já vivia na região onde tinha uma residência na fazenda Joazeiro e criava gado. Ainda hoje existe uma fazenda conhecida pelo nome “Ana de Oliveira”. O aparecimento do até então povoado denominado “Joazeiro”, se deu por conta de sua localização próxima a estrada usada pelos tropeiros que transportavam mercadorias, principalmente o algodão do Sertão do estado até a cidade de Campina Grande. Por conta da região ter uma abundância de árvores da espécie Juazeiro, planta que está sempre verde e fornece sombra o ano inteiro mesmo nos períodos de seca, os tropeiros paravam para descansar em baixo das árvores e enquanto descansavam ao mesmo tempo negociavam. É da

Relacionados