An lise Microbiol gica de ambientes lacustr es situados no Parque Municipal Am rico Ren Giannetti

4345 palavras 18 páginas
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE AMBIENTES LACUSTRES SITUADOS NO PARQUE MUNICIPAL AMÉRICO RENÉ GIANNETTI - Belo Horizonte/MG

1. RESUMO.

O estudo será realizado nas três lagoas presentes no Parque Municipal Américo René Giannetti, com o objetivo de analisar microbiologicamente o sistema aquático, através de análises laboratoriais, a fim de subsidiar uma futura proposta de monitoramento e contribuir para o conhecimento de ambientes urbanos tropicais. As campanhas de amostragem para o estudo microbiológico serão realizadas mensalmente, durante o período de 9 (nove) meses. As amostras de água para a análise serão obtidas através de coletas em vidrarias previamente preparadas por esterilização em autoclave, sendo estas realizadas uma na entrada, ou seja na nascente principal do parque, localizada no Hemominas, e a outra na saída de cada lago, possibilitando assim uma discussão final.

Palavras-chave: ambiente lacustre, análise microbiológica, Parque Municipal Américo René Giannetti.

2. INTRODUÇÃO.

Sabe-se que, a formação de grandes aglomerados urbanos e industriais acarreta crescente necessidade de água para o abastecimento doméstico e industrial além de irrigação e lazer. (CHAGAS, S.D. et al., 1981). Além disso, permite a descarga de dejetos diretamente ou mesmo existindo um sistema coletor de resíduos, na maioria das vezes não há um tratamento prévio para o seu lançamento em corpos d’água (GLIESSMAN, 2001).
Essa interferência humana no sistema hidrológico pode causar pequenas mudanças e provocar imensa alteração em seu funcionamento, evidenciando o quanto o homem pode manipular a água doce e fazê-la de acordo com sua necessidade. (DREW, David. 1998). A este respeito, a Organização Mundial de Saúde (1963) afirma que “todo o país muito industrializado e densamente povoado tem sofrido nos últimos anos um grau excessivo de contaminação das águas de superfície e subterrâneas”.
Atualmente, é pouco comum encontrarmos cursos d’água isentos de impurezas

Relacionados