An lise Metalográfica de Materiais

1263 palavras 6 páginas
Análise Metalográfica de Materiais

1 - O que é metalografia e para que serve?
A metalografia faz parte da ciência dos materiais,cuja atividade baseia-se na análise das propriedades físicas, químicas e mecânicas através de ensaios macro e micrográficos dos materiais metálicos e suas ligas. Para que essas propriedades sejam observadas, o material sofre algumas etapas de preparação: corte, embutimento, lixamento, polimento e ataque químico. Caso bem feitas, essas etapas determinarão qual material se está lidando, assim como suas propriedades.

2 - Quais defeitos devem ser evitados durante a preparação de amostras? Qual o efeito desses defeitos na análise das imagens?
Qualquer condição da superfície que resulte em algum tipo de defeito deve ser evitada, como por exemplo riscos onde podem ser identificados como um componente, complica a calibração do contorno de grão e aumenta a contagem do componente; manchas tornam a detecção mais difícil; o relevo Atrapalha a diferenciação do contorno e aumenta a fração volumétrica; e os buracos atrapalham a identificação pois é detectado como uma nova fase. Entretanto, as variações de topografia da superfície tais como um relevo micro estrutural e arredondamento da borda também podem causar erros inaceitáveis nos dados da análise de imagens.

3 – Como funciona a máquina de corte, e quais cuidados devem ser tomados?
A máquina de corte é composta por um disco de corte que faz um corte preciso, além de duas travas de segurança que mantém a barra a ser cortada presa sem que haja a possibilidade de acidentes, há também um bom sistema de resfriamento que utiliza água fazendo com que o procedimento não atinja altas temperaturas. Para realizar o procedimento é necessário assegurar que a barra esteja presa, bem como fechar a “capa” protetora do equipamento para que faíscas não sejam projetadas contra o indivíduo.

4 - Para que serve o embutimento das amostras? Quais tipos de embutimento existem? Que materiais são usados para o

Relacionados

  • Trabalho
    10898 palavras | 44 páginas