An Lise Granulometrica Conjunta Sedimenta O

1245 palavras 5 páginas
Objetivo

Determinação da análise granulométrica conjunta pelo ensaio de sedimentação de acordo com a NBR 6502.

Introdução

Todos os solos, em sua fase sólida, contêm partículas de diferentes tamanhos em proporções as mais variadas. A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a função distribuição de partículas do solo e que é denominada distribuição granulométrica.
A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, será obtida através do processo de peneiramento de uma amostra seca em estufa, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido,em que para a fração fina este diâmetro é o calculado através da lei de Stokes.. Para solos, que tem partículas tanto na fração grossa (areia e pedregulho) quanto na fração fina (silte e argila) se torna necessária a análise granulométrica conjunta.
A base teórica para o cálculo do diâmetro equivalente vem da lei de Stokes, que afirma que a velocidade de queda de uma partícula esférica, de peso específico conhecido, em um meio líquido rapidamente atinge um valor constante que é proporcional ao quadrado do diâmetro da partícula. O estabelecimento da função, velocidade de queda - diâmetro de partícula, se faz a partir do equilíbrio das forças atuantes (força peso) e resistentes (resistência viscosa) sobre a esfera.

Equipamentos Utilizados

Teor de Umidade:

Cápsulas de alumínio;
Colher;
Estufa capaz de manter temperatura no intervalo entre 105 a 110oC;
Balança com capacidade de 1500g com resolução de 0,01g.

Análise Granulométrica Conjunta:

Água destilada;
Balança com capacidade de 1500g com resolução de 0,01g;
Bisnaga de borracha;
Bandejas metálicas;
Cápsulas de alumínio;
Peneira ABNT (no 200);
Cronômetro;
Densímetro de bulbo de 0,001; calibrado a 20oC;
Dispersor com hélices metálicas e copo com chicanas;
Escovas de cerdas plásticas e metálicas;
Espáulas;
Estufa capaz de manter temperatura no

Relacionados