AN LISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES E DO COMPORTAMENTO DE COMPRA

612 palavras 3 páginas
ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES E DO COMPORTAMENTO DE COMPRA.
CAPITULO 6

O propósito do marketing é satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo. O campo do comportamento do consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.
Para compreender o comportamento do comprador, dentro de seus conscientes são penetrados estímulos ambientais. As características do comprador e seus processos de decisão levam a certas decisões na hora da compra.

OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA.
O comportamento do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Os fatores culturais exercem a maior e mais profunda influencia.

FATORES CULTURAIS
Cultura, Subcultura e Classe Social são fatores particularmente importantes no comportamento de compra.
Cultura: É o principal determinante do comportamento e dos desejos das pessoas. Á medida que cresce, a criança adquire certos valores, percepções, preferências e comportamentos de sua família e de outras instituições.
Subcultura: Cada cultura é constituída por subculturas. Fornecem identificação e socialização mais especificas para seus membros. (EX: Nacionalidade, religião, grupos raciais, regioões.)
Classe Social: São divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade. Elas são hierarquicamente ordenadas e seus integrantes possuem valores, interesses e comportamentos similares. Não refletem apenas renda, mas também indicadores como ocupação, área de residência. Fazem diferença entre si em vestuário, padrões de linguagem, preferências de atividades e lazer. Apresentam preferências nítidas por produtos e marcas em diversas áreas.
FATORES SOCIAIS
Grupos de referencia: Indireta ou Direta. Grupos de influencia direta são chamados de grupos de afinidade. Alguns são primários, como família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho,

Relacionados