An Lise Donis Dondis

380 palavras 2 páginas
Linguagem e Comunicação Visual | 2015.1
Exercício 3 - Análise Dondis | Maria Carolina de Oliveira Silva
Peça Gráfica: M. Libert | Cooper-Hewitt, National Design Museum. 1920-40.
Conceitos escolhidos: Atração e Agrupamento / Positivo e Negativo.

M. Libert (1920-40) de Cooper-Hewitt, exposta hoje no National Design Museum, foi a peça gráfica em que escolhi para este terceiro exercício da matéria Linguagem e Comunicação Visual. Logo em que a vi, percebi que continham dois conceitos básicos impostos por Donis A. Dondis, no livro Sintaxe da Linguagem Visual. Um deles é referente à Atração e Agrupamento, que pode ser visto pela padronagem floral e também, pelo fundo em forma de pequenos círculos. De acordo com o conceito, os objetos semelhantes se atraem e os opostos se repelem, ou seja, as flores são a primeira coisa que se destaca visualmente na peça, tanto pelas cores quanto pela distância que as separam, e com isso, gera a impressão de se atraírem mutuamente. Em contra partida, os círculos se repelem das flores, tanto pela sua organização e agrupamento quanto por suas cores, branco e preto – além da questão das figuras diferentes se repelirem.
De acordo com o livro: “O homem tem necessidade de construir conjuntos a partir de unidades; nesse caso, a necessidade é ligar os pontos de acordo com a atração dos mesmos.” – p.25, fato este que é visto na peça de Cooper-Hewitt. Com o agrupamento e organização que os objetos estão delimitados no espaço estabelecido, podem se ligar pontos, criando novas figuras invisíveis, embora presentes.
O outro conceito, bem exposto na peça, é o de Positivo e Negativo. De acordo com o livro, em qualquer campo, um elemento visual que não contenha complexidade, estabelece uma tensão visual e absorve a atenção do espectador, desviando-a, do restante da figura. Com isso, ela cria uma sequencia de visão: positiva e negativa. Analisando melhor a peça, vi que as formas do fundo seguem redondas, como se a iluminação estivesse a

Relacionados