An Lise Do Texo A Carta

476 palavras 2 páginas
A CARTA de Pero Vaz de Caminha

No texto pode-se perceber como o português daquela época escrito por Caminha é diferente do atual, são palavras muito complexas, dentre algumas delas não obtive ao certo seus significados. Durante a leitura infelizmente, esses problemas chegam a dificultar um pouco a compreensão do texto. Com a intenção de informar ao rei o descobrimento e mostrar-lhe o que encontrou aqui, o autor é claro objetivo e detalhista, como se fosse um relatório mas, em sua carta o texto acaba sendo mais bem-humorado, fazendo até trocadilhos e brincadeiras ao comparar o corpo das índias com o das mulheres portuguesas.

Caminha se preocupa em informar ao rei sobre a possibilidade de haver ouro naquele local e de contar que havia muitas árvores de Pau-brasil que poderia ser extraídos e também algumas informações sobre a fauna e a flora da região, Pode-se ser percebido, a grande riqueza de detalhes e as emoções do autor sobre aquilo que via que chega a dar vida as suas informações. Caminha observa não somente as ações dos índios e europeus, mas também as reações e atitudes de cada um em relação ao outro, e as emoções que o contato desperta em ambos. Através dessa narrativa chega-se a ter a impressão de ter presenciado o momento em que índios e portugueses se encontraram e tem o primeiro contato no litoral baiano.

Um dos problemas encontrados foi a nudez dos índios, pois os portugueses não estavam acostumados e foi ensinar esses nativos a se vestirem ou a tamparem suas vergonhas como diziam os portugueses. Ao entrarem em contato com a nova cultura, ou seja, por causa do choque cultural muitos defeitos foram colocados nos indígenas devido a visão européia de mundo, por causas da doutrina religiosa que os portugueses tinham etc. A linguagem também foi um problema com os índios que por ser bastante diferente era bem difícil a comunicação entre eles e uma solução encontrada pelos portugueses seria ensinar a falar sua lingua ao índios para poder

Relacionados

  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas